Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

A Paixão de Cristo reúne artistas de Jaguariúna e Pedreira em apresentação online nesta sexta-feira

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 01/04/2021 Encenação é uma produção conjunta das secretarias de Cultura de Jaguariúna e PedreiraNum trabalho inédito e marcado pela união de artistas de Jaguariúna e Pedreira, o espetáculo A Paixão de Cristo será apresentado no formato online, nesta sexta-feira, dia 2, às 15h, pelas redes sociais das Prefeituras das duas cidades, e da Escola das Artes, além de ser exibido pela TV Artes e SRTV.
 
Também haverá reprise na TV Artes, no sábado, 3, e na SRTV, no sábado, 3 e domingo, 4, sempre às 15h. A produção deste ano foi realizada em parceria com as secretarias de Cultura das duas cidades.  
 
A secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos recorda que em 2020 a peça não foi realizada por causa da pandemia, mas que neste ano houve um grande esforço no sentido de não deixar essa data passar sem o espetáculo pela sua importância e tradição na cidade.
 
“Inovamos e trouxemos um formato híbrido de teatro e cinema. Nós conseguimos no meio dessa pandemia e tomando todas as precauções e medidas necessárias para segurança dos participantes, produzir a Paixão de Cristo num formato inédito, onde a gente colocou um teatro e fez uma edição de filme, com telão de Led. Tenho certeza que vai emocionar as pessoas”, enfatiza.
 
A Paixão de Cristo de 2021 é narrada por Maria, ou seja, mostra a visão de uma mulher. “É muito importante ter a valorização da mulher na nossa sociedade e foi uma oportunidade de mostrar o olhar de uma mãe numa história tão importante, icônica e fundamental para a vida cristã no mundo”, explica.  
 
Nos anos anteriores, a peça foi encenada no Estádio Municipal de Jaguariúna e apesar deste ano ela acontecer de forma online, a sua preparação foi cercada de muitos desafios.
 
“Deu muito trabalho, principalmente na questão de logística, porque estamos vivendo numa pandemia. Não foi uma peça de teatro feita com começo, meio e fim, por isso, tivemos dificuldades na direção, atuação dos atores e edição. Foi muito difícil porque a gente teve que ir gravando por partes. É uma linguagem nova, diferente e muito acessível”, relata a secretária completando que foi um ato de coragem conseguir realizar o espetáculo diante de tudo que estamos vivendo.    
 
A secretária reforçou que a área cultural vem passando por um momento muito difícil por causa da pandemia.
 
“Nós sempre trabalhamos com grandes produções, presença de público e com o calor das pessoas, mas estamos vivendo um período muito delicado de distanciamento, de perdas de muitas vidas e de intolerância. A história de Jesus Cristo é a mais importante pra nós que somos cristãos, então, é
fundamental conseguir realizar esse espetáculo porque entendemos que pode trazer inspiração para muitas pessoas e ainda acalmar o coração daquelas que estão sofrendo pelas perdas de seus entes queridos”, analisa a secretária.
 
Ela ainda completa que no meio dessa pandemia e Maria falando do seu amor e vendo o seu filho sofrendo, é algo que podemos aproveitar para refletir sobre as nossas vidas.
 
Compartilhe:
Comente: