Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Jaguariúna apresenta queda na taxa de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/02/2021 Taxa vem sofrendo queda desde 2016A taxa de gravidez na adolescência vem sofrendo uma queda, nos últimos cinco anos, em Jaguariúna. A proporção de gravidez nessa faixa etária em 2016 era de 12% enquanto que no ano passado ficou em 5,2%.  

Os dados são do Sistema Nacional de Nascidos Vivos e de acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, refletem os investimentos feitos em diversos setores da cidade como saúde, cultura, educação e esporte.   
 
A secretária reforça que esse é um problema de saúde pública e Jaguariúna tem tido um resultado positivo graças ao trabalho conjunto das secretarias e do treinamento dos profissionais da saúde para evitar que a gravidez aconteça na adolescência.  

“Diferentes fatores contribuem para a gestação na adolescência, mas a desinformação sobre sexualidade é o principal motivo. Por isso, os profissionais são preparados para atender os adolescentes e oferecer gratuitamente métodos contraceptivos em todas as unidades básicas de saúde”, explica. 

No Brasil a taxa de gestação na adolescência é alta, com 400 mil casos ao ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.
 
Compartilhe:
Comente: