Notícias > Saúde
Jaguariúna apresenta queda na taxa de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos
por Gislaine Mathias em 11/02/2021
Os dados são do Sistema Nacional de Nascidos Vivos e de acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, refletem os investimentos feitos em diversos setores da cidade como saúde, cultura, educação e esporte.

A secretária reforça que esse é um problema de saúde pública e Jaguariúna tem tido um resultado positivo graças ao trabalho conjunto das secretarias e do treinamento dos profissionais da saúde para evitar que a gravidez aconteça na adolescência.
“Diferentes fatores contribuem para a gestação na adolescência, mas a desinformação sobre sexualidade é o principal motivo. Por isso, os profissionais são preparados para atender os adolescentes e oferecer gratuitamente métodos contraceptivos em todas as unidades básicas de saúde”, explica.
No Brasil a taxa de gestação na adolescência é alta, com 400 mil casos ao ano. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias em 23/02/2021 Santa Cruz, Onça Preta e Estrela do Morro desfilaram na avenida do samba de Jaguariúna Nos tempos em que os desfiles de rua movimentavam a vida dos jaguariunenses.
- por Gislaine Mathias em 28/01/2021 Ano de 2016: Jaguariúna recebia a seleção olímpica de vôlei feminino de Camarões Ginásio Azulão recebeu em torno de 2 mil pessoas para jogos amistosos contra Brasil.
Comente: