Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

A Paixão de Cristo: desafios na pandemia, parceria e inovação marcam a produção teatral em 2021

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/02/2021 Espetáculo promete inovações em virtude da pandemia O tradicional espetáculo A Paixão de Cristo contará com apresentação virtual em virtude da pandemia da Covid-19 e uma parceria entre as cidades de Jaguariúna e Pedreira. A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos disse que para este ano foi firmada essa parceria, que resultará na exibição da peça A Paixão de Cristo, nas TVs e redes sociais das duas cidades. O elenco também contará com artistas jaguariunenses e pedreirenses, além de cenas produzidas nas duas cidades, reunindo cenários virtual e físico.
 
“A nossa proposta é criar cidades-irmãs, numa promoção da cultura de forma regional. Nesse primeiro momento, nós fizemos a parceria com Pedreira, mas vamos buscar essa união com outras cidades da região para que os jaguariunenses se apresentem em outros palcos e os artistas de outros municípios façam apresentações na nossa cidade”, explica a secretária.
 
Maria das Graças comenta que a secretaria sempre promoveu grandes produções presenciais e neste ano o grande desafio está sendo a pandemia, mas mesmo assim, nao poderia deixar de fazer esse espetáculo porque a Paixão de Cristo se torna ainda mais importante nesse momento em que estamos vivendo.  
 
Já foram definidos figurinos, cenários, maquiagem e cenas externas, além do texto, que este ano será voltado para o olhar de Maria. “O trabalho já começou para a Paixão de Cristo ser tão grandiosa como sempre foi, só que agora de forma consciente e online para que ninguém perca esse momento como referência, principalmente na pandemia. Será uma grande peça de teatro inspirada na Paixão de Cristo 2020”, enfatiza.
 
A secretária reforça que além de ser uma inovação é um grande desafio preparar essa produção na pandemia visando proteger as pessoas e seguindo todas as normas da Vigilância Sanitária que são exigidas para qualquer tipo de ação. A intenção, de acordo com Maria das Graças, é conseguir promover a integração entre as equipes e gravar com todos os cuidados necessários, com máscaras e álcool em gel.
 
Os interessados em realizar testes para a peça devem ter idade entre 10 e 50 anos e se inscrever até esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, pelos e-mails: producaocultura@jaguariuna.sp.gov.br e cultura@pedreira.sp.gov.br.
 
No título deve conter as seguintes informações: “TESTE – A PAIXÃO DE CRISTO 2021”. O candidato deve informar nome, personagem para o qual quer fazer o teste, idade, telefone, endereço e enviar o arquivo de vídeo em MP4 gravado para o papel escolhido.
 
Os testes presenciais acontecem na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. Para evitar aglomeração de pessoas devido à pandemia da covid-19 cada participante terá horário marcado para comparecer ao local.
 
A agenda de ensaios será divulgada após a realização dos testes e aprovação do elenco.  A exibição da “A Paixão de Cristo” acontece no dia 2 de abril. A transmissão será feita pelas redes sociais das Prefeituras de Jaguariúna e Pedreira e pelas TVs locais de cada município.
 
Confira a os textos para os testes no site da prefeitura (www.jaguariuna.sp.gov.br) ou clique aqui.
 
 
Compartilhe:
Comente: