Estrela da Mogiana

Notícias > Fique Sabendo

Calor intenso e sol exigem vários cuidados para manter a saúde de crianças e adultos

por Gislaine Mathias em 03/02/2021 Nessa época do ano é preciso se hidratar bastante e seguir algumas recomendaçõesO início de fevereiro vem sendo marcado por tempo seco e altas temperaturas, alternando com pancadas de chuva. Diante dessa situação é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas de saúde.
 
De acordo com informações do site da Secretaria de Estado da Saúde é recomendado ingerir bastante líquido e se alimentar com alimentos leves e, de preferência, que contenham bastante líquido em sua composição.
 
O sol é importante fonte de vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos e também para o crescimento das crianças, porém, a exposição demasiada aos raios solares pode trazer perigos de queimaduras e doenças como o câncer de pele. Ainda é aconselhável o uso de protetor solar.
 
A desidratação é outro grande perigo no calor. Crianças e idosos devem ser incentivadas a tomar bastante água e sucos. O recomendável é ingerir até dois litros por dia.
 
Os alimentos com mais concentração de água também ajudam. Abuse de alimentos como o pepino e o tomate, e frutas como a melancia, melão, laranja, abacaxi, maçã e banana, todos ricos em água.
 
Muita sede, olhar de fadiga, dor de cabeça, diarreia e vômitos são alguns dos sintomas que indicam desidratação.
 
Para combater a desidratação tem o soro caseiro: ferva um pouco de água ou utilize água filtrada, acrescente uma dose rasa de colher de chá de sal e uma dose rasa de colher de sopa de açúcar.
 
Mas atenção: se os sintomas não melhorarem, procure um médico com urgência, pois a desidratação, quando no início, pode ser controlada, mas se não tratada a tempo pode levar à morte.
 
Em casa, procure os locais mais frescos. Se tiver ar condicionado, chame um técnico para fazer a manutenção e higienização. Os mesmos cuidados devem ser tomados com os ventiladores, que devem estar bem limpos, para evitar alergias e outras doenças.
 
A exposição ao sol também pode ser prejudicial aos olhos e provocar danos à retina. Utilize óculos de sol também nas crianças. No Verão ainda é comum a incidência de conjuntivites. Evite coçar os olhos e mantenha as mãos limpas e lavadas com sabonete. Limpe as pálpebras com água pela manhã e cuidado com os protetores solares na região dos olhos.
Compartilhe:
Comente: