Notícias > Saúde
Taxa de letalidade por Covid-19 é menor em Jaguariúna na comparação com Estado de São Paulo
por Redação em 28/01/2021
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira, dia 26 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de letalidade pelo coronavírus em Jaguariúna era de 1,7%.

Já a taxa do País é de 2,45% e a do Estado, de 3%. O coeficiente de letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem dessa enfermidade.
No caso da Covid-19, Jaguariúna registrava ao final da tarde da terça, 26, um total de 2.363 registros confirmados da doença, com 41 mortes.
O percentual vem caindo nas últimas semanas. No início deste mês, a taxa de letalidade na cidade era de 1,96%.
O boletim também registra um total de 1.754 pessoas curadas da doença, outros 5.296 casos descartados e 244 suspeitos que estão à espera dos resultados dos exames.
O boletim epidemiológico de Jaguariúna é atualizado e divulgado diariamente nas redes sociais e website da Prefeitura.
Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o baixo índice de letalidade do município é fruto das ações de enfrentamento ao coronavírus adotadas pela Administração desde o início da pandemia, em março do ano passado.
Ela relata que as ações do plano de enfrentamento à Covid, como a garantia de leitos, diagnóstico precoce, a Unidade de Campanha, que centraliza os casos, a assistência ao paciente crítico, com leitos de UTI, enfim, o conjunto de todas essas ações, possibilitou termos uma das menores taxas de letalidade da região e do País.
Apesar de a taxa de letalidade ser proporcionalmente menor em Jaguariúna, em relação a outras cidades, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da população manter as medidas de distanciamento social e higiene, com a utilização de máscaras e álcool em gel, entre outras.
Ações contra a Covid
- Criação do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19
- Contratação de novos funcionários para a Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas)
- Higienização da cidade com amônia quaternária
- Criação de canal exclusivo para tirar dúvidas sobre o coronavírus via WhatsApp (19) 99714-7119
- Criação de hotsite exclusivo com informações sobre a Covid-19: https://jaguariuna.sp.gov.br/coronavirus/
- Criação do “Vacinômetro”
- Aumento do número de leitos hospitalares
- Criação da Unidade de Campanha exclusiva para pacientes Covid-19 e com síndromes gripais
- Criação de 8 leitos de UTI no Hospital Municipal
- Realização de barreiras sanitárias com aferição de temperatura
- Vacinação em sistema drive-thru
- Aumento de 10 para 30 respiradores
Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias em 03/03/2021 Desfiles cívicos movimentaram a comunidade e entraram para a história de Jaguariúna Essa tradição reunia moradores, alunos, professores e funcionários da Educação.
- por Gislaine Mathias em 28/01/2021 Ano de 2016: Jaguariúna recebia a seleção olímpica de vôlei feminino de Camarões Ginásio Azulão recebeu em torno de 2 mil pessoas para jogos amistosos contra Brasil.
Comente: