Notícias > Memórias de Jaguariúna
Os acontecimentos nas páginas dos jornais de Jaguariúna em diferentes épocas
por Gislaine Mathias em 12/01/2021
No início do século 20, o lugarejo contava com espaço reservado no jornal A Comarca, de Mogi Mirim, um dos mais antigos da região. O distrito passou a ter o seu próprio jornal em 1940, quando a igreja católica lançou A Voz de Jaguary.

No ano de 1975, surgia o jornal A Estrela e em 78 era fundado A Voz de Jaguariúna. Já na década de 80, a população começou acompanhar as notícias no jornal O Jaguar.
“Eu e o Lebrão fundamos o jornal O Jaguar, e naquela época a cidade era pequena e não oferecia recursos, então, a dificuldade era grande. Tinha pouca propaganda, não tinha subsídio de ninguém e a gente sobrevivia graças ao idealismo. Não tinha telefone e nem internet, a energia era ruim, era na raça e na boa vontade, mas deu para registrar uma parte da história. Depois consegui um telefone, pois era raro ter telefone naquela época. Ainda guardo a minha máquina fotográfica, ela foi minha confidente e cúmplice ao registrar a história de Jaguariúna”, relata José Luís Rodrigues Seixas.

Naquela época, o jornal era feito na linotipo, uma máquina grande que fundia em bloco cada linha de caracteres tipográficos, sendo composta de um teclado, como máquina de escrever.
Trabalhar com fotografia era outro problema, pois primeiro revelava a foto e depois precisava fazer um clichê, que era uma placa de metal que trazia gravada em relevo a imagem destinada a ser reproduzida para impressão. Para chegar nas bancas, a preparação do jornal demandava muito tempo.
“Mas todo mundo esperava o jornal, não tinha outro meio de comunicação. O único veículo era o jornal. Era na raça, tirava dinheiro do bolso. Jaguariúna era uma cidade romântica, a gente conhecia todo mundo, era uma família, uma época diferente. Foi um momento que a gente participou ativamente, informando os acontecimentos e vivendo a história”, enfatiza.
Depois, surgiram as publicações semanais Gazeta Regional, em 1984 e Jornal de Jaguariúna (JJ), em 1994, sendo que ambos ainda estão em atividade.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias em 28/01/2021 Ano de 2016: Jaguariúna recebia a seleção olímpica de vôlei feminino de Camarões Ginásio Azulão recebeu em torno de 2 mil pessoas para jogos amistosos contra Brasil.
Comente: