Estrela da Mogiana

Notícias > Podcast Vozes da Notícia

Vozes da Notícia #20: Especialistas comentam sobre as Eleições Municipais durante a pandemia

por Bruno Giannini em 12/11/2020
Ouça:
Logo do Podcast Vozes da NotíciaO cenário imposto pela pandemia de Covid-19 forçou o adiamento de outubro para novembro das eleições municipais no Brasil, que pela primeira vez têm uma presença maciça no mundo virtual.
 
Uma proposta de emenda à Constituição definiu o período entre 31 de agosto e 16 de setembro para a realização de convenções, utilizando plataformas de comunicação digital, a seleção de candidatos pelos partidos e a deliberação de coalizões.
 
Os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para 4 e 25 de outubro, foram adiados para 15 e 29 de novembro.
 
Nas urnas, mais de 150 milhões de eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e membros das câmaras dos vereadores dos 5.568 municípios brasileiros.
Ao contrário do modelo tradicional, a campanha, que começou em 27 de setembro, desafia os partidos, candidatos e, portanto, os eleitores.
 
A chegada da Covid-19 em março exigiu respostas imediatas do sistema de saúde para a epidemia e impactou o cenário político nacional. Esta, vale a pena ressaltar, é uma eleição histórica.

O Podcast Vozes da Notícia destaca as entrevistas com Eleine Negreiros Barbosa, Chefe de Cartório Eleitoral de Pedreira e  Barletta Machado, cientista político, doutor em Sociologia (pela Unicamp) e professor da Faculdade de Ciências Sociais da PUC Campinas.
 
Compartilhe:
Comente: