Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Centro de Referência do Autismo é inaugurado e oferece atendimento gratuito aos jaguariunenses

por Redação em 11/08/2020 Espaço oferece atendimento especializado (Foto: Andressa Cruz)O Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna (CAJ) já está funcionando no bairro Tanquinho. A unidade oferece atendimento gratuito aos moradores da cidade numa parceria firmada entre a Prefeitura de Jaguariúna e a entidade.
 
O local conta com 17 salas e entre as especialidades oferecidas estão psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional.
 
A secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão disse que esse atendimento especializado faz toda a diferença para os autistas da cidade.
 
“Com o CAJ as crianças e também a famílias podem receber acompanhamento dos especialistas em um único lugar. Isso significa ter mais qualidade de vida”, conclui a secretária.
 
Todas as atividades seguem os protocolos sanitários contra a disseminação da Covid-19: obrigatoriedade de máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social.
 
Cada criança é atendida em sala separada, sendo possível realizar dez atendimentos por hora. As atividades são voltadas às crianças e adolescentes a partir de 8 meses de idade que apresentam atraso no desenvolvimento.
 
Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente, são registrados cerca de 150 mil casos de autismo por ano no Brasil. 
 
O CAJ nasceu do trabalho realizado pela equipe do Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) no atendimento de autistas.
 
 
Compartilhe:
Comente: