Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Jaguariúna passa na segunda para a fase laranja do Plano São Paulo de combate ao coronavírus

por Redação/Estrela da Mogiana em 24/07/2020 Comércio abrirá as portas na próxima segunda-feira (Foto Ivair Oliveira)A partir da segunda-feira, dia 27, Jaguariúna e as demais cidades da Região Metropolitana de Campinas passarão para a fase laranja (controle) do Plano São Paulo. A medida foi confirmada nesta sexta-feira pelo governador João Doria.
 
A fase 2 (laranja) permite a retomada, com restrições, do comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. A progressão de fase acontece depois de três semanas em que a região de Campinas permaneceu na fase vermelha, mais restritiva, após reclassificação feita pelo Governo do Estado.
 
A mudança está condicionada a uma série de regras estabelecidas pelas vigilâncias sanitária e epidemiológica, sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, conforme determinação do governo estadual. Essas regras já foram adotadas pelos comerciantes de Jaguariúna quando a cidade permaneceu na fase laranja, no mês de junho.
 
Plano
 
O governo do Estado estabeleceu cinco níveis restritivos de retomada produtiva, segundo critérios médicos e epidemiológicos. Esses níveis são estabelecidos por cores: fase 1 vermelha (restrição máxima); fase 2 laranja (controle); fase 3 amarela (flexibilização); fase 4 verde (abertura parcial) e fase 5 azul (normal controlado).
 
A Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde está Jaguariúna, foi classificada, pela segunda vez, como fase 2 (laranja), que permite a retomada, com restrições, do comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias.
 
O plano de retomada de Jaguariúna foi definido em abril, com a realização de mais de dez reuniões entre representantes da Prefeitura e comerciantes locais.     
 
Compartilhe:
Comente: