Estrela da Mogiana

Notícias > Esportes

Atletas de Taekwondo de Jaguariúna conquistam títulos no 1º Campeonato de Poomse Online

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 08/07/2020 Caio Iossi junto com o técnico José Luiz durante uma das competições do ano passadoUma competição através da internet. Foi desta maneira que a Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo realizou o 1º Campeonato de Poomse Online, com o objetivo de oferecer ferramentas de interação para os filiados manter os seus alunos atuantes e comprometidos com as aulas virtuais.
 
A equipe da Associação Tchon-Ji de Jaguariúna representou a cidade de Jaguariúna, com três atletas: Caio Henrique Iossi – 1º lugar juvenil faixa vermelha ponta preta; Daniela Gabriel Stornioli – 1ª colocada juvenil faixa verde e Fagner José Especial - 1º lugar no adulto faixa amarela.
 
Os alunos gravaram as execuções dos movimentos de poomse, que consistiram numa coreografia padrão referente a cada faixa com aplicações de técnicas de defesa e ataques. Eles foram avaliados através dos vídeos nos critérios de equilíbrio, força e técnica.
 
 “Tivemos um ótimo resultado, mas infelizmente tivemos uma participação muito pequena para uma equipe com mais de 250 alunos. Apenas três participaram, mas tivemos 100% de aproveitamento nas categorias que disputamos. Esse foi o resultado da dedicação dos alunos que seguem treinando mesmo diante de toda essa situação que estamos enfrentando”, relata o professor e técnico José Luiz Olímpio Teodoro.
 
De acordo com ele o formato do campeonato foi interessante para o momento que estamos passando, sendo uma forma de manter os alunos motivados e focados em seus treinamentos.
 
“Com tudo isso que estamos vivendo, a cada mês que passa fica mais difícil manter nossos alunos ativos. Confesso que não está sendo fácil passar por tudo isso. Os atletas estão lidando melhor com essa situação, seguem treinando em casa diariamente e com a ajuda de aplicativos consigo monitorar e acompanhar todos eles. O atleta tem uma disciplina muito grande e sabe que não pode parar, pois não terá tempo para se preparar quando as competições retornarem”, analisa.
 
Segundo o professor para os alunos que ainda não são atletas as dificuldades são maiores por diversos fatores, como, sobrecarga de material escolar, cursos e outras atividades que estão sendo todas passadas online, os pais também estão trabalhando dobrado em suas casas, conteúdo do trabalho e também para ajudar os filhos em suas atividades, e por último a questão de desemprego e corte salarial que a cada mês que passa perdemos mais alunos.
 
“Somos uma equipe forte com uma história de superação muito grande e tenho certeza que vamos passar por tudo isso e voltaremos mais fortes ainda. Esse momento de dificuldade não é único em nossa humanidade, muitos outros momentos como esse e até piores já foram superados, voltaremos mais fortes e unidos com certeza”, finaliza.
 
Destaque
 
Um dos destaques da equipe é Caio Henrique Iossi. “Foi uma experiência inovadora que devido a essa pandemia tivemos que nos adaptar a ela. Achei muito legal esse formato de competição. Na verdade eu nem esperava pelo primeiro lugar, pois tinham muitos competidores na minha categoria, mas  mesmo na quarentena tive um preparo muito bom com o professor José Luiz onde conquistei o primeiro lugar”, comenta Caio.
 
De acordo com o atleta os treinos e a dedicação, mesmo na quarentena e com o professor não deixando a equipe desanimar, foram importantes para o resultado.
 
“Não é como antes que a gente passava 5 ou 6 horas na academia e um treino bem mais maleável, mas a gente tenta se adaptar”, relata o atleta.
Caio é um dos destaques da temporada passada pela equipe de Jaguariúna
 
Compartilhe:
Comente: