Estrela da Mogiana

Notícias > Editorial Estrela

Uma lição de amor pela arte e solidariedade em tempo de pandemia

por Gislaine Mathias em 23/05/2020 Imagem ilustrativaEstamos vivendo num mundo onde a pandemia do novo coronavírus vem despertando os mais diversos sentimentos nas pessoas.
 
Acordamos num determinado dia com uma pessoa infectada no Brasil, fomos assistindo o crescimento da doença, chegamos em maio e estamos vivendo o momento mais crítico com aumento de casos e mortes.
 
Diante de brigas políticas, críticas, discussões de leigos sobre o melhor procedimento adotado e de algumas pessoas ainda achando que a doença é uma ilusão, vemos uma parcela da sociedade tentando manter a sanidade diante de um vírus que afeta diretamente os nossos lares. 
 
Estamos presenciando o pior do ser humano, mas também estamos verificando como a humanidade pode ser solidária quando enfrentamos o caos na saúde e na economia.
 
A Cultura, que era olhada com desprezo por várias pessoas e autoridades, vem sendo testada a cada instante e segue o seu caminho de amor ao próximo, mostrando a sua força, mesmo em tempo de pandemia.
 
Um exemplo dessa força, foi o evento virtual da Escola das Artes e da Secretaria de Cultura e Turismo de Jaguariúna, realizada na tarde do sábado, 16. Foi uma maratona de mais de cinco horas de muita música, trechos de musicais encenados pelos alunos e atores, depoimentos e arrecadações.
 
Já sabemos, embora que alguns ignorem, que a Cultura tem o poder de transformar o ser humano, tornando-o melhor na sua vida profissional e pessoal.
 
Ao assistir os diversos talentos da nossa cidade durante a live, em diferentes faixas etárias, temos a comprovação de como um projeto cultural, como a Escola das Artes, pode gerar bons frutos para a sociedade.
 
Tivemos a oportunidade de ver em cena, futuros atores profissionais, atores amadores já consagrados, professores dedicados e que mostram amor à arte e pessoas simples que se redescobrem através da arte.
 
É também contagiante ver o amor e a paixão dos profissionais e funcionários da Secretaria de Turismo e Cultura, que mostram a cada trabalho, dedicação pela arte em prol da comunidade.
 
Não existe limite. A criatividade é levada ao extremo enquanto que as barreiras do impossível e do preconceito são quebradas a cada aula ou projeto desenvolvido, mesmo se for online.
 
Precisamos aproveitar que estamos no furação da pandemia para nos tornarmos pessoas melhores, e com certeza, a Cultura, pode contribuir com mudanças em diversos aspectos para que o Brasil possa ser mais solidário, fraterno e menos preconceituoso.
 
Que exemplos positivos, como da Escola das Artes, contaminem as pessoas em diversos cantos do Brasil e que novas ações surjam em prol da humanidade.
 
E que apesar do turbilhão de sentimentos e acontecimentos possamos manter a nossa fé, solidariedade, esperança e sanidade para que tenhamos força para superar as dificuldades diante de uma pandemia cruel e de um vírus que atinge pessoas de diferentes faixas etárias e classe social.
 
Vamos seguindo por um longo caminho na luta contra a pandemia, mas precisamos ter em mente que tudo passa na vida e que precisamos ser ainda mais criativos e fortes em momento de crise.
 
Fiquem com Deus e que a esperança mantenha acesa a nossa vontade de lutar por dias melhores.
 
    Gislaine Mathias
    Proprietária do site Estrela da Mogiana
 
Compartilhe:
Comente: