Estrela da Mogiana

Notícias > Podcast Vozes da Notícia

Vozes da Notícia #02: Quatro entrevistados opinam sobre a festa mais popular do Brasil

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 25/02/2020
Ouça:
www.estreladamogiana.com.brO segundo episódio do Podcast Vozes da Notícia debate uma das festas mais populares do Brasil. O Carnaval, na atualidade, movimenta foliões em diversos cantos, e chegou ao Brasil trazido pelos portugueses.
 
Desde o entrudo, que foi uma das primeiras manifestações carnavalescas, por volta do século 17, até o surgimento da primeira escola de samba, Deixa Falar, no Rio Janeiro, em 1928, o Carnaval foi conquistando foliões ao longo do tempo.
 
Foram surgindo as marchinhas, os bailes de salão, os concursos de fantasias, nasceram ritmos diferenciados em diversos cantos do País, e as grandes escolas de samba tomaram conta das avenidas, enfim, o carnaval se tornou um evento conhecido mundialmente.
 
Para debater o assunto, o episódio traz uma entrevista com a jornalista, escritora e autora do livro Outros Carnavais, Carina Bentlin.
 
O professor de Ciências Sociais em Saúde, Comunicação e Relacionamento Interpessoal da UnifAJ, Luis Felipe Valle, que ainda ministra aulas de Geografia e Atualidades na Oficina do Estudante em Campinas e no Conectado de Mogi Mirim também contribui com as suas opiniões sobre o assunto.
 
O carnaval tem tudo a ver com tradição e por isso, o bloco do Xú de Amparo, com mais de 40 anos de folia, também integra essa produção, com Nivaldo José Caliman. 
 
E para encerrar o Podcast, a entrevista é com Beto Brandão, que é pesquisador, técnico de jurados e Julgador de Carnaval.
 
Compartilhe:
Comente: