Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Literatura

Escritor Manoel Seixas lança terceiro livro na Biblioteca Municipal de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 27/12/2019 Autoridades e familiares durante o lançamento do livro de Manoel Rodrigues Seixas (Fotos Gislaine Mathias) O escritor de Jaguariúna, Manoel Rodrigues Seixas lançou o terceiro livro, com o título ‘O Mundo Fantástico da Geração Maria-Fumaça’, na tarde da quinta-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal Adone Bonetti. Durante o lançamento, o ferroviário aposentado Manoel autografou os livros e fez a entrega de um exemplar para a biblioteca. 
 
“Esse livro complementa os dois últimos livros, tudo que eu vivi na ferrovia desde o início da minha carreira em 1944, quando entrei na Mogiana de telegrafista, numa pequena estação onde não tinha água encanada e luz elétrica, mas era lugar lindo, de muita felicidade e que tinha uma visão maravilhosa”, relata Manoel.
 
Ele conta que foi uma emoção muito grande, pois não esperava lançar mais um livro nessa idade, mas atribuiu ao Divino Espírito Santo que sempre te iluminou e deu inspiração para concluir o terceiro livro.
 
“A Maria-Fumaça foi a minha vida, pois eu vivi em função da ferrovia, nasci à beira da linha do trem. Meu pai era ferroviário em Guedes, e os trens passavam dia e noite perto de casa”, comenta.
 
O prefeito Gustavo Reis disse ser uma alegria estar prefeito de Jaguariúna e poder tecer essa importante homenagem para o seu Manoel e ainda colaborar para esse legado.
 
“A gente sabe da dedicação e da história do senhor com a cidade, como vice prefeito e prefeito durante um período. O senhor está sempre contribuindo com a história de Jaguariúna, que tem uma ligação forte com a Maria-Fumaça. E o seu Manoel tem uma história que se confunde com a da nossa cidade”, disse o prefeito durante discurso.  
 
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, sempre incentivadora da leitura, disse que ficou feliz com esse lançamento.
 
Ela recorda que quando chegou em Jaguariúna teve dois grandes amigos, um era Pedro Abrucez que mora no seu coração e teve a honra de lançar o seu livro e o outro seu Manoel, que agora também contou com essa oportunidade.
 
“Quando restaurei a Estação de Guedes, levei o seu Manoel para visitar o local e quando ele viu que não estava mais destruída e deteriorada, começou se emocionar. E agora tive o privilégio de recebê-lo novamente na secretaria com esse pedido, que foi atendido por ser uma pessoa que tem muito a contar sobre a história da nossa cidade. E esse livro fica para registro e para que todos conheçam a história de um homem que se confunde com a história do nosso município”, relata.
 
Lançamento do livro de Manoel Seixas
Compartilhe:
Comente: