Notícias > Meio Ambiente
Departamento de Meio Ambiente amplia coleta de óleo de cozinha para evitar poluição do solo e da água
por Redação em 29/11/2019
A prática da coleta já existe na cidade, mas o objetivo é aumentar a quantidade, dando ao produto o destino adequado, evitando assim a poluição do solo e da água.
Para isso, haverá um ponto fixo na sede do Departamento, na Rua José Alves 575, no Centro. É preciso colocar o óleo numa garrafa PET, tampar e entregar na recepção.
Também foi criado o posto itinerante e o primeiro local que receberá a campanha é a Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Nova Jaguariúna. O tanque de coleta ficará por 30 dias nesse local, a partir do dia 2.
A diretora Aline Granghelli Catão disse que o recipiente está sendo adesivado e poderá ser facilmente identificado pela população. Depois, outras UBS’s também serão utilizadas como pontos de coleta de óleo.
A vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, reforça que o objetivo da campanha é tornar a iniciativa da Prefeitura mais conhecida e fazer com que a maioria da população participe ativamente da coleta, pois o óleo usado, quando descartado de forma errada, além de poluir o solo e a água, prejudica a saúde coletiva.
“Essa iniciativa faz parte do Programa Municipal de Preservação do Meio Ambiente Jaguariúna Verde e se encaixa perfeitamente nos esforços que renderam o Selo de Município Verde-Azul”, lembra a secretária.
Outra forma de coletar óleo usado, já utilizada pela Prefeitura é o caminhão da Cooperj (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna) que circula pela cidade de segunda a sexta.
O caminhão que faz coleta seletiva, recolhendo materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e plástico, segue um roteiro que divide os bairros de Jaguariúna por regiões e também recebe garrafas PET com óleo de cozinha a ser descartado.
Após uma boa quantidade ser acumulada, o óleo é vendido a uma empresa que faz a reciclagem.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias em 15/01/2021 Vozes da Notícia #22: As dicas e orientações para evitar dívidas e guardar dinheiro em 2021 O entrevistado deste episódio é o empresário do setor de Educação, Fernando Azevedo, diretor do CNA.
- por Gislaine Mathias em 19/01/2021 Década de 80: pontilhões são demolidos e Jaguariúna inicia uma nova fase de desenvolvimento Pelo decreto 960, a área do pontilhão e estrada de ferro era declarada de utilidade pública.
- por Gislaine Mathias em 22/06/2020 Histórias do Esporte: Olímpico é o time mais antigo do futsal de Jaguariúna com 45 anos Time iniciou as atividades na quadra da escola Amâncio Bueno, onde atualmente funciona a Prefeitura.
Comente: