Estrela da Mogiana

Notícias > PreservAção Verde

Departamento de Meio Ambiente amplia coleta de óleo de cozinha para evitar poluição do solo e da água

por Redação em 29/11/2019 Campanha tem início na segunda com a intenção de destinar o descarte correto do óleoO Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente inicia na segunda-feira, dia 2 de dezembro, uma campanha que busca aumentar a quantidade de óleo de cozinha descartado após o uso doméstico ou comercial.
 
A prática da coleta já existe na cidade, mas o objetivo é aumentar a quantidade, dando ao produto o destino adequado, evitando assim a poluição do solo e da água.
 
Para isso, haverá um ponto fixo na sede do Departamento, na Rua José Alves 575, no Centro. É preciso colocar o óleo numa garrafa PET, tampar e entregar na recepção.
 
Também foi criado o posto itinerante e o primeiro local que receberá a campanha é a Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Nova Jaguariúna. O tanque de coleta ficará por 30 dias nesse local, a partir do dia 2.
 
A diretora Aline Granghelli Catão disse que o recipiente está sendo adesivado e poderá ser facilmente identificado pela população. Depois, outras UBS’s também serão utilizadas como pontos de coleta de óleo.
 
A vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, reforça que o objetivo da campanha é tornar a iniciativa da Prefeitura mais conhecida e fazer com que a maioria da população participe ativamente da coleta, pois o óleo usado, quando descartado de forma errada, além de poluir o solo e a água, prejudica a saúde coletiva.
 
“Essa iniciativa faz parte do Programa Municipal de Preservação do Meio Ambiente Jaguariúna Verde e se encaixa perfeitamente nos esforços que renderam o Selo de Município Verde-Azul”, lembra a secretária.
 
Outra forma de coletar óleo usado, já utilizada pela Prefeitura é o caminhão da Cooperj (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna) que circula pela cidade de segunda a sexta.
 
O caminhão que faz coleta seletiva, recolhendo materiais recicláveis como papel, papelão, vidro e plástico, segue um roteiro que divide os bairros de Jaguariúna por regiões e também recebe garrafas PET com óleo de cozinha a ser descartado.
 
Após uma boa quantidade ser acumulada, o óleo é vendido a uma empresa que faz a reciclagem.
 
 
Compartilhe: