Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Pet

Estrela Pet: Jaguariúna fica em 15º lugar no Prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’

por Redação/Estrela da Mogiana em 24/10/2019 Prêmio destaca as cidades que se destacam no manejo humanitário de cães e gatos. Jaguariúna ficou em 15º lugar na classificação geral do prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’ – melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos.
 
Foram mais de 100 municípios da América Latina e 94 brasileiros inscritos no concurso Cidade Amiga dos Animais, organizado pela World Animal Protection (WAP).
 
O resultado foi divulgado recentemente e o município é o segundo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em destaque, com 396 pontos, ficando atrás apenas de Vinhedo, que ocupou a 7ª colocação.
 
Na classificação geral, que leva em consideração todas as cidades da América Latina inscritas, o município de Bogotá (Colômbia) ficou em primeiro lugar, seguido de Conselheiro Lafaiete (MG) e São Paulo.
 
O prêmio Cidade Amiga dos Animais reconhece o trabalho que os municípios latino-americanos realizam com os cães e gatos. Em Jaguariúna, são várias ações e trabalhos realizados em prol dos animais. A Secretaria de Saúde, por exemplo, em parceria com organizações não governamentais e clínicas veterinárias credenciadas, vem realizando muitas ações destaques pela região.
 
Entre as principais estão o Programa de Adoção de Cães e Gatos, o trabalho feito no Posto de Atendimento Veterinário e o controle de reprodução com média de 70 animais castrados por mês.
 
“De 94 municípios brasileiros que participaram, apenas 34 se classificaram e somos um deles. Esse prêmio é de grande valia, pois a WAP é um órgão internacional reconhecido mundialmente e demonstra que estamos no caminho certo.”, comemorou o veterinário diretor da unidade de Vigilância em Zoonoses, José Eduardo Chaib de Moraes.
 
Números
 
De acordo com dados divulgados no site do prêmio, estima-se que existam mais de 200 milhões de cães na América Latina e que 56% da população humana possua um cão ou gato. Brasil, México e Argentina são os países com maior número de animais de estimação.
 
No Brasil, a população estimada de cães domiciliados é de mais de 52 milhões e a quantidade de gatos atinge mais de 22 milhões. Em 44,3% dos lares brasileiros há pelo menos um cão e em 17,7 dos domicílios, pelo menos um gato (IBGE 2015).
 
Compartilhe:
Comente: