Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Saúde registra 5 mil faltas de pacientes em consultas e secretaria pretende lançar campanha

por Redação/Estrela da Mogiana em 21/10/2019 É preciso que toda a população colabore para a realização de um bom atendimentoA saúde de Jaguariúna registrou 5 mil faltas de pacientes que marcaram consultas, mas não compareceram e nem justificaram o motivo, durante quatro meses. Isso vem ocorrendo, principalmente, nas consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista.
 
Esse número, considerado muito alto para um quadrimestre, representa de 15% a 20% das consultas oferecidas pela rede municipal.
 
Diante dessa situação, a Secretaria de Saúde dará início em breve a uma campanha nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Hospital Walter Ferrari, que visa conscientizar usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre a importância de não faltar às consultas marcadas, pois isso, acaba prejudicando outros pacientes.
 
Serão produzidas mensagens para divulgação na Rádio Educativa Municipal Estrela FM (94.5 MHz), imagens e cartazes, campanha nas redes sociais e na Imprensa Oficial Eletrônica.  
 
“São consultas previamente agendadas e é com esse calendário que nos organizamos para prestar o melhor atendimento possível. Quando o paciente não vai e deixa de nos avisar, ele está tirando a chance de alguém que também precisa passar por uma consulta médica e poderia ter sido avisado por nossa equipe”, explica Luciana Burini, enfermeira responsável pela Atenção Básica na Secretaria de Saúde de Jaguariúna.
 
Já no Hospital Walter Ferrari o não comparecimento às consultas também impressiona: foram registradas 4232 faltas somente no segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto), incluindo as 19 especialidades e mais as enfermeiras que fazem as pré-consultas de oftalmologia e endoscopia.
 
“Isso é altamente prejudicial, principalmente para os demais pacientes que buscam os serviços médicos oferecidos pela Prefeitura e é por isso que faremos essa campanha: queremos conscientizar os pacientes sobre a responsabilidade de cada um. Se cada um de nós fizer a sua parte, teremos um serviço ainda melhor”, explica a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
 
Já Luciana Meireles, encarregada do Centro de Especialidades no Hospital Walter Ferrari, lembra que a quantidade de médicos disponibilizados está dentro do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que cada consulta marcada e não realizada tem um custo de R$ 45 nas Especialidades e de R$ 16 no Atendimento Básico.
 
“Conforme nosso sistema de controle, que é feito por meio do Cartão Cidadão, se um paciente falta a três consultas consecutivas terá o cartão bloqueado, e para desbloquear é obrigatório comparecer ao serviço Atende Fácil. Tanto nas UBS’s quanto lá no Hospital, temos pessoas treinadas para prestar o melhor atendimento e fazemos isso acolhendo o paciente e observando a classificação de risco em cada caso. Então, é uma questão de cidadania mesmo, de respeito aos direitos do outro. Quem não puder comparecer à consulta, por favor, nos avise”, completa.
 
Compartilhe:
Comente: