Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Arte invade Praça Mogi Mirim com pinturas de grandes artistas e de personagens de Mauricio de Sousa

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/10/2019 Secretária Maria das Graças destaca a importancia de se investir em arteA Praça Mogi Mirim está passando por uma intervenção artística, que faz parte do projeto de revitalização do espaço, com o intuito de levar a arte mais próxima das pessoas. Os bancos ganharam pinturas de quadros famosos dos grandes artistas Gustavo Rosa, Tarsila do Amaral, Aldemir Martins e Piet Mondrian. Ao passear pela praça ainda é possível encontrar desenhos nos bancos inspirados em personagens de Mauricio de Sousa.
 
Já as mesinhas e os banquinhos de concreto, utilizados para momentos de lazer na praça, receberam decorações em mosaico. Outros espaços também vão receber esse tipo de arte. Já a arquibancada ganhou a pintura de um piano.
 
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos disse que gosta muito da oportunidade de trazer arte para a praça, e destaca que os professores da Escola das Artes e demais colaboradores estão muito felizes com o projeto.
 
“O trabalho é explicativo e a ideia de trazer as principais obras de grandes artistas para a praça é estar espalhando conhecimento e arte para a vida das pessoas, então, estou satisfeita com o resultado”, analisa.
 
Ela informa que o trabalho está sendo feito lentamente por se tratar de arte, mas o resultado é muito satisfatório ao ver as pessoas voltando a frequentar a praça.
Pintura em banco retrata a obra Abaporu de Tarsila do AmaralO projeto teve início com a Secretaria de Obras e Serviços realizando melhorias nos alambrados, no piso e na iluminação. Já o quiosque existente no local teve a suas paredes demolidas, ficando os pilares de madeira e a cobertura. Esse espaço será utilizado para a realização de atividades culturais.
 
“A ideia é que essa praça seja sempre um espaço para os nossos alunos e professores da Escola das Artes. Tem muito trabalho a ser feito. Quero que fique bonito e para o Natal vamos ter uma super surpresa na Praça Mogi Mirim”, ressalta.
 
A arte tem o poder de transformar a sociedade. “Eu acredito que as pessoas, a partir do momento que entram em contato com a arte se tornam diferenciadas, pois despertam o senso crítico até no olhar”, salienta a secretária.
 
Ela acredita que a sua secretaria está no caminho certo. “Eu participei de um curso de tecnologia e informação, e cada vez mais eu tenho a certeza que caminhamos para a evolução tecnológica, mas não podemos nos separar da arte porque ela nos trará a humanidade de volta. A arte faz isso desperta a humanidade em cada ser humano”, enaltece.
Personagens de Mauricio de Sousa são desenhados em bancos da praça
 
Compartilhe:
Comente: