Notícias > Cultura
Escola das Artes é apresentada no Fórum Popular de Promoção da Saúde na Fiocruz
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 02/07/2019
O investimento na arte é fundamental para a saúde e o bem-estar das pessoas. Em Jaguariúna, o trabalho desenvolvido pela Escola das Artes vem se tornando referência e será tema de uma das mesas de discussões no 1° Fórum Popular de Promoção da Saúde, que acontece nesta terça-feira, dia 2, no Auditório do Museu da Vida no campus da Fiocruz Manguinhos, no Rio de Janeiro.A palestrante será a secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, com o tema Políticas Públicas e a Participação Popular na Construção de Comunidades Sustentáveis e Saudáveis.
O convite feito pela organização teve como base o relato de uma aluna da Escola das Artes, que tem Narcolepsia, distúrbio do sono, e que destaca os benefícios da arte em sua vida.
De acordo com a secretária Maria das Graças, o convite foi inesperado, pois a Fundação Fiocruz é um centro de excelência no Brasil e na América Latina, que trabalha com doenças epidemiológicas e também em questões sociais.
Ela conta que em Jaguariúna é feito um trabalho diário de acolher pessoas com patologias diversas dentro do município, desde os atendimentos feitos na APAE e no Centro Dia do Idoso até as aulas desenvolvidas nas sedes da Escola das Artes.
“Temos muitos depoimentos de alunos que tiveram melhoras significativas a partir do momento que começaram na prática dos nossos cursos, e em específico, da Narcolepsia, que é uma doença negligenciada, que não existe muito estudo, são poucos casos e as pessoas desconhecem, e esse foi o motivo do convite da Fiocruz para a nossa participação no fórum”, relata Maria das Graças.
Ela conta que uma aluna da Escola das Artes faz parte de um grupo de pessoas que realiza o tratamento dessa doença e ela contou o que acontece durante as aulas, em Jaguariúna.
“Fomos convidados para participar desse fórum para contar um pouco sobre a nossa experiência e ajudar nos estudos dos efeitos da nossa ação nessa patologia. Estou muito feliz porque é o reconhecimento do nosso trabalho”, frisa a secretária.
De acordo com ela a pessoa que pratica alguma atividade, principalmente relacionada na área da cultura tem outra postura e destaca que na Escola das Artes são mais de 40 cursos oferecidos gratuitamente para a população.
Ela acrescenta que através da cultura é possível ter uma melhora na qualidade de vida, desde emocional, saúde, relacionamentos e amizades.
“Hoje muitas pessoas não valorizam a cultura porque acreditam que é supérfluo, mas a cultura nunca é supérflua, pois ela nos faz sempre melhores, e esse convite prova que estamos corretos no que estamos fazendo e que a Escola das Artes é um programa social de grande alcance, que pode ser referência para muitos municípios, estados e Brasil”, ressalta.
Fórum
O 1º Fórum Popular de Promoção da Saúde tem como tema central: “Um encontro entre Comunidades e Ciência em prol da Promoção da Saúde de Todos” e contará com a participação de diversos representantes da sociedade civil organizada, incluindo Associações de Pacientes, Comunidades Urbanas e Comunidades Tradicionais.
O objetivo é a integração desses movimentos para a troca de experiências e a construção de propostas de ação para a melhoria da saúde e sustentabilidade local.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: