Estrela da Mogiana

Notícias > Educação

UniFAJ inaugura Ambulatório de Atendimento Pediátrico da Interclínicas em Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 01/07/2019 Espaço é totalmente dedicado ao público infantilCom um espaço preparado para o público infantil foi inaugurado o Ambulatório de Atendimento Pediátrico da Interclínicas, pela UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna).
 
A sala toda decorada e ambientada para receber as crianças foi montada a partir de projeto das alunas do 7º semestre do curso de nutrição da instituição, sob orientação da professora Natália Conessa.
 
“Os alunos dos 7º e 8º semestres na disciplina de Nutrição Aplicada produzem um trabalho de conclusão de estágio um pouco mais elaborado como se fosse um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e sempre a minha solicitação é que esse trabalho devolva algo à comunidade. Eu deixo o tema em aberto e os alunos, durante os atendimentos de nutrição de crianças, adultos e idosos, têm que desenvolver alguma temática e devolver isso para os pacientes ou para a comunidade”, explica a professora Natália.
 
E foi sob essa ótica que o grupo das alunas Ingrid Lugiannatiello Todero, Janaina Oliveira e Victória van Hoof pensou em desenvolver esse ambulatório.
 
“Logo nos primeiros atendimentos elas receberam muitas crianças com excesso de peso, com hipercolesterolemia, autistas, e nossos ambulatórios são sem nenhuma característica. Sendo assim, elas resolveram desenvolver um ambulatório de nutrição pediátrico com características que atraem as crianças. Dessa foram, a consulta se torna um pouco mais fácil, porque muitas vezes a criança já vem apreensiva por ir ao médico e, agora, aqui encontra outro ambiente”, explica a professora.
 
Ela ainda destaca que a criança se sente mais à vontade e os profissionais podem apresentar os alimentos de uma forma um pouco mais divertida e lúdica.
 
As dificuldades nos atendimentos iniciais motivaram as alunas e despertaram a criatividade em criarem o novo espaço.
 
“Eu senti vontade de montar esse ambulatório porque meu primeiro contato com a nutrição infantil na prática aqui na Interclínicas foi o atendimento a uma criancinha de 1 ano e 6 meses e senti muita dificuldade, pois ela viu nós todos de branco e associou ao um momento de médico, de vacina e de estresse”, relata Ingrid.
 
“A primeira vez que eu vi uma criança no atendimento percebi que ela estava um pouco espantada com os jalecos brancos. Resolvemos montar um lugar onde a criança se sinta à vontade, possa ver o alimento como algo bom, e que ela tenha lembranças boas”, complementa Janaina.
 
A coordenadora do curso de Nutrição da UniFAJ, professora Jacqueline Magno, afirma que o projeto é um reflexo da própria condução que a instituição tem na formação do aluno.  “A questão da prática desde o início do curso, a visão de ter uma postura reflexiva, tentar se posicionar e mudar a realidade, isso ocorre desde o primeiro momento. Então quando o aluno chega ou no término da prática do estágio ele está preparado para atender a comunidade”, esclarece.
 
 
 
Compartilhe:
Comente: