Estrela da Mogiana

Notícias > Educação

Equipes da UniFAJ representam Jaguariúna nos Jogos Universitários

por Redação/Estrela da Mogiana em 22/06/2019 Equipe de lutas é um dos destaques da delegação da UniFAJA UniFAJ está disputando os Jogos Universitários 2019 e a estreia ocorreu na modalidade lutas, com os atletas conquistando pódios e medalhas, e ainda se classificando para os Jogos Universitários Brasileiros.
 
Já nos esportes coletivos, as disputas se iniciaram no domingo, dia 9, com a rodada na cidade de Sorocaba diante da FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), mas Jaguariúna acabou perdendo todos os jogos: basquete fechou com o placar de 72 a 66, futsal masculino com 6 a 3 e o futsal feminino encerrou em 4 a 1.
 
A competição está no início e terá jogos em turnos e returnos. A Conferência de Campinas é composta pela Unicamp, Puc Campinas, Unifae (São João da Boa Vista), UniFAJ (Jaguariúna) e Facens (Sorocaba).
 
Este ano, o projeto Universitário de Esportes da UniFAJ é coordenado por um grupo de estudos de futebol e futsal, conhecido como GEFF, composto por alunos de Educação Física e de Fisioterapia, que implantaram a Liga de Saúde dos Atletas.
 
A partir daí foram formadas as Comissões Técnicas que se organizam nos desempenhos esportivos, como preparação física, treinamento técnico, análise de desempenho (scout). Já os alunos de fisioterapia atuam em possíveis diagnósticos de lesões, prevenções e tratamentos de atletas antes e depois dos jogos.  
 
O objetivo do projeto é incorporar cada vez mais, os alunos em atividades práticas reais de forma interdisciplinar, buscando formalizar e aprofundar o conhecimento técnico, prático e científico do aprendizado.
 
Ele é coordenado pelos professores João Guilherme Chiminazzo e Adinã Fernandes Leme e de responsabilidade do coordenador do curso de Educação Física Taiguara Bertelli Costa e o coordenador do curso de Fisioterapia Mauro Melloni.
 
Desde 2017, a UniFAJ em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer participa dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo, e nesse ano, ficou em 7º lugar.  
 
Em 2018, os atletas de lutas conquistaram bons resultados e excelentes posições enquanto que o futsal masculino encerrou em 3º lugar da Conferência de Campinas, e ainda teve o melhor atleta da competição, o aluno Rafael Giovane Teixeira (Xuxa).
 
Neste ano, a UniFAJ oficializou a participação com a apresentação das equipes de lutas (judô, karatê e jiu-jitsu), basquete e futsal masculino e feminino.

Centro Universitário representa a cidade em diversas modalidades
 
Compartilhe:
Comente: