Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna tem início neste domingo com caminhada

por Redação/Estrela da Mogiana em 01/06/2019 Rio Jaguari e a importância da sua preservação para a manutenção da vidaA Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna começa neste domingo, 2 de junho, com uma caminhada, com saída da Estação de Guedes às 9h, rumo  a Fazenda da Barra para o plantio de 50 mudas de árvores nativas, visando contribuir na recuperação da Área de Preservação Permanente daquela região.
 
As diversas ações da Semana do Meio Ambiente vão até o sábado, dia 2, sendo abertas ao público. A secretária Rita Bergamasco destaca a importância da Semana do Meio Ambiente para o processo de conscientização de crianças, jovens, adultos e idosos.
 
“Não podemos esquecer de reforçar, sempre, que a vegetação existente deve ser preservada e ampliada, que a água é insubstituível para termos vida e que não poluir é uma regra básica, e por isso deve ser seguida com seriedade. Qualidade de vida é isso, morar numa bela cidade, como é a nossa Jaguariúna, mas contribuindo para que a natureza seja protegida e preservada”, analisa.
 
Ainda segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, todas as atividades estão inseridas em dois programas básicos: Jaguariúna Verde e Município Verde Azul.
 
Nos últimos anos, a Prefeitura de Jaguariúna vem sendo agraciada com o “Selo Município Verde Azul”, concedido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente às cidades que mantém boas práticas de preservação da natureza e do meio ambiente como um todo.
 
Programação
 
02/06 (domingo) – 9h00 – Caminhada pelo Meio Ambiente, com saída da Estação de Guedes rumo à Fazenda da Barra, onde haverá o plantio de 50 mudas de árvores nativas para ajudar na recuperação da APP (Área de Preservação Permanente) naquela região.
 
03/06 (segunda-feira) – 9h00 – Abertura do Cadastramento do Programa de Hortas Urbanas;
 
03/06 (segunda-feira) – 9h00 – Loteamentos Recanto Camanducaia e Reserva da Barra – Início da Campanha de Coleta Seletiva porta-a-porta, com apoio do Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ;
 
04/06 – (terça-feira) – 14h00 – Escola Municipal Ângelo Bizzo – Gincana da Coleta Seletiva;
 
 05/06 (quarta-feira) – 9h00 – Nascente Modelo – Parque José Theodoro de Lima – Visitação Monitorada na Nascente Municipal Modelo;
 
07/06 (quinta-feira) – 8h30 – Palestra sobre o Programa Bacias Jaguariúna, no campus II do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ;
 
06/06 (quinta-feira) – 9h00 – Centro Dia do Idoso “Osmar Carneiro” e Escola Municipal Professor “Irineu Espedito Ferrari” – Visitação às instalações Modelo de Sustentabilidade (Educação Ambiental);
 
08/06 (sábado) – das 8h00 às 12h00 – Praça Umbelina Bueno – Encerramento da Semana do Meio Ambiente: Mutirão de doação de mudas para plantio em calçadas (Arborização urbana).
 
Compartilhe:
Comente: