Estrela da Mogiana

Notícias > Educação

Centro Universitário de Jaguariúna entrega prêmio de Prefeito Educador em cerimônia

por Redação/Estrela da Mogiana em 12/05/2019 Prefeitos foram homenageados por incentivar a educação através de políticas públicasOs prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e Sul de Minas Gerais receberam o prêmio de “Prefeito Educador”, no campus II da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna).  
 
Foram homenageados os chefes dos executivos de Artur Nogueira, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Lindóia, Holambra, Cosmópolis, Conchal, Jaguariúna, Estiva Gerbi, Pedreira, Amparo e Santo Antônio de Posse.
 
O prêmio é concedido pela instituição como homenagem aos prefeitos que implantam políticas públicas que gerem oportunidades concretas para que jovens estudantes possam chegar à faculdade mediante incentivos. 
 
O diretor do campus II da UniFAJ, Flávio Fernandes Pacetta, destacou a história vitoriosa da instituição de ensino superior em seus 20 anos de existência e parabenizou os prefeitos e seus representantes pela sensibilidade em enxergar a importância que a educação superior tem na vida dos jovens, que buscam um futuro melhor para si e suas famílias.
 
“As cidades parceiras fazem acontecer por uma educação de qualidade e temos grande satisfação em prestar essa singela homenagem aos prefeitos, que têm a grande responsabilidade de administrar fazendo o melhor em todas as áreas”, analisa.
 
O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis agradeceu o reconhecimento da UniFAJ e destacou o trabalho pela educação desenvolvido em suas duas gestões na prefeitura.
 
“É uma honra receber, mais uma vez, o prêmio de Prefeito Educador, concedido pela UniFAJ, e saber que temos motivos de sobra para comemorar. Estamos completando 10 anos de ProUni Municipal em Jaguariúna e isso é motivo de orgulho para nós, pois essa parceria com a UniFAJ começou em 2009, em meu primeiro mandato”, comenta.
 
O projeto Prefeito Educador vem sendo um sucesso desde 2017. Baseado em uma parceria entre a UniFAJ e prefeituras da região, visa a inovação acadêmica e proporciona a ampliação dos conhecimentos dos professores da rede pública municipal.

Atualmente, o Programa conta com 12 municípios participantes, mais de 550 professores beneficiados pelo Prefeito Educador e aproximadamente 4 mil jovens impactados com essa parceria.
 
Conforme o acordo, a UniFAJ promove a participação dos alunos no PROE ENEM gratuitamente, além de oferecer orientação profissional aos estudantes e conceder 50% de desconto nas inscrições do vestibular durante o evento UniFAJ Aberta.
 
E ainda disponibiliza bolsas de estudos para Módulos Específicos de Metodologias Ativas e 20 bolsas de estudos para docentes em pós-graduação para Especialização em Docência.
 
Em contrapartida, cabe à prefeitura que aderir à parceria promover a divulgação do Curso Preparatório para o Enem no município; fazer a divulgação do programa de orientação profissional ofertado gratuitamente na UniFAJ para estudantes de ensino médio; distribuir dez bolsas para módulos de Formação Continuada Docentes em Metodologias Ativas.
 
Além de responsabilizar-se pela participação, dando transporte a todos os alunos do 3º ano das escolas do município no evento da UniFAJ Aberta e conceder 20 bolsas de pós-graduação de Especialização em Docência aos docentes do município.
 
Compartilhe:
Comente: