Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Vizinhança Solidária no Comércio é apresentada aos comerciantes de Jaguariúna

por Bruno Giannini em 11/05/2019 Presidente da ACIJ João, Comandante Norder, secretário Renato; comandante da Polícia Municipal, Paulo Cesar, inspetor Gonçalves e presidente do Conseg, Juvenil na reunião (Foto Jornal Digital do Brasil)O programa “Vizinhança Solidária no Comércio”, proposta conjunta firmada entre Prefeitura, PM e Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ) para conter os assaltos que têm ocorrido com maior frequência na região central, foi apresentado oficialmente na noite dessa quinta-feira, 9 de maio, na sede da entidade, aos comerciantes da cidade.
 
Conduzida pelo presidente da ACIJ, João Rodrigues dos Santos, a reunião contou com a participação do secretário de Segurança Pública, tenente PM da reserva, Renato José de Almeida Chaves Filho, além do comandante do Pelotão da Polícia Militar de Jaguariúna, subtenente Wendel Norder Rocha, comandante da Polícia Municipal, Paulo Cesar Altheman, inspetor Josafá Sidnei Gonçalves e presidente do Conseg, Juvenil Machado de Paula.
 
Na prática, o programa conecta moradores e comerciantes da área central para a troca de mensagens sobre casos suspeitos, através de um grupo de whatsapp, administrado por um policial a ser designado posteriormente, que decidirá sobre a maneira pela qual será conduzida a ocorrência, observando critérios técnicos de segurança pública.
 
O comandante da PM, Norder, palestrou aos lojistas e às autoridades presentes, sobre a dinâmica das ações de prevenção primária de segurança, a serem adotadas, pelo policial administrador do grupo de mensagens, mediante a observação de fatores como o comportamento apresentado por prováveis bandidos, além do posicionamento ideal das câmeras que captam imagens no interior dos estabelecimentos e até mesmo em relação à vulnerabilidade no quesito segurança demonstrada pelo próprio comércio.
 
De acordo com o secretário de segurança, Tenente Renato, a iniciativa vai ganhar ainda mais efetividade com o reforço adquirido por conta da inauguração da central de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI), no dia 16 de maio. “O sistema vai contar com 40 câmeras de vídeo, sendo 23 instaladas pela Prefeitura e outras 17 que serão acopladas, pois já funcionam de forma individual”, pontua.
 
Segundo o presidente da ACIJ, João Rodrigues dos Santos, tudo o que for implantado para melhorar a segurança da população, e os comerciantes, que são um segmento importante dela, tem o apoio e a participação da Associação Comercial. “Vamos trabalhar pelo sucesso do programa Vizinhança Solidária no Comércio por um motivo simples: juntos, somos mais fortes”, enfatiza.
 
O comerciante interessado precisa aderir ao programa, através de um cadastro. Esse tipo de ação já foi adotada nos bairros Europa e Rinaldi, sendo que o resultado foi excelente com a redução drástica dos furtos a residência, então, a expectativa é que o mesmo efeito ocorra no comércio.

Norder realiza palestra voltada para os comerciantes de Jaguariúna
 
 
 
 
 
Compartilhe:
Comente: