Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Reunião discute implantação do Programa Vizinhança Solidária no Comércio

por Redação/Estrela da Mogiana em 07/05/2019  Ação foi anunciada durante reunião com o prefeito Gustavo Reis, autoridades e representante da ACIJ (Foto: Samuel Oliveira) O programa Vizinhança Solidária no Comércio será implantado na cidade de Jaguariúna e para discutir os detalhes haverá uma reunião na quinta-feira, 9 de maio, às 19h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, entre comerciantes, representantes da Prefeitura e das Polícias Municipal e Militar.
 
O lançamento do Vizinhança Solidária no Comércio foi anunciado após a reunião ocorrida na manhã de quinta-feira, 2 de maio, entre o prefeito Gustavo Reis, o comandante do Pelotão da Polícia Militar de Jaguariúna, Sub-Tenente PM Norder, o secretário municipal de Segurança Pública, Renato José de Almeida Chaves Filho e o presidente da ACIJ, João Rodrigues dos Santos.
 
A ação, segundo consenso entre os participantes, começará já na semana do Dia das Mães. “Essa união de esforços busca dar a segurança que todos precisam para viver e trabalhar em paz, e nossos comerciantes são um segmento importante da economia local, por isso, merecem toda atenção e fazemos questão de colaborar no que for possível”, disse o prefeito.
 
Na avaliação dos comandantes da PM e da Polícia Municipal, o Vizinhança Solidária no Comércio será uma ferramenta a mais para garantir a tranquilidade, uma vez que funcionará somando esforços entre os próprios comerciantes.
 
“Trata-se de prevenção primária de segurança, por isso, passaremos orientações aos comerciantes sobre comportamento das pessoas, posicionamento ideal das câmeras que captam imagens e até mesmo situação de fragilidade no próprio comércio”, explica o Sub-Tenente PM Norder.
 
“Sem falar que, paralelo ao Vizinhança Solidária no Comércio, no dia 16 de maio estaremos inaugurando a central de monitoramento do COI (Centro de Operações e Inteligência), que terá 40 câmeras, sendo 23 instaladas pela Prefeitura e outras 17 que serão acopladas, pois já funcionam de forma individual”, analisa o secretário de Segurança Pública.

Ele ainda destaca que qualquer atividade suspeita deve ser comunicada de imediato às forças de segurança pelos telefones 153 (da Polícia Municipal) ou 190, (da Polícia Militar), explica o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna.
 
Já o presidente da ACI Jaguariúna, João Rodrigues dos Santos aprovou a iniciativa. “Tudo o que for implantado para melhorar a segurança da população, e os comerciantes são um segmento importante dela, tem o apoio e a participação da Associação Comercial. Vamos trabalhar pelo sucesso do programa Vizinhança Solidária no Comércio por um motivo simples: juntos, somos mais fortes”, disse. A Associação fica na Rua Júlia Bueno, 651, no Centro de Jaguariúna.  
 
Compartilhe:
Comente: