Estrela da Mogiana

Notícias > Educação

Idosos e pessoas com deficiência beneficiários do BPC precisam se inscrever no Cadastro Único

por Redação/Estrela da Mogiana em 19/03/2019 O BPC tem valor de um salário mínimo e é pago mensalmente aos idososOs 631 idosos e pessoas com deficiência que são beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em Jaguariúna e que não possuem Cadastro Único (CadÚnico) junto ao governo federal estão sujeitos a perderem o benefício, caso não façam o registro até a data limite, que vence no dia 31 de março.
 
O BPC tem valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, cuja renda familiar per capita seja de até ¼ do salário mínimo (R$ 249,50 atualmente).
Se a regularização não for feita até a data-limite, o auxílio pode ser suspenso. Dos 631 beneficiários do BPC em Jaguariúna, 393 são idosos e 238 são pessoas com deficiência, sendo que 37 deles não possuem sequer o Cadastro Único e estão sujeitas a terem o benefício suspenso.
 
De acordo com a secretária de Assistência Social, Andrea Dias Lizun, quem não regularizou sua situação deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para orientação e encaminhamento à Central de Atendimento do Cadastro Único, que funciona na Rua Júlia Bueno, 191 – Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
 
É necessário ter em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante de residência e renda de todos que moram na casa. O responsável familiar também pode fazer a inscrição, desde que leve os documentos das pessoas que moram com o beneficiário.
 
O calendário para regularização foi organizado com base na data de aniversário dos beneficiários. Quem ainda não se inscreveu no Cadastro Único já está sendo notificado pela rede bancária sobre os prazos. Até o momento, mais de 3,4 milhões de beneficiários já realizaram o registro no sistema.
 
Conforme números do governo federal, cerca de 1,1 milhão de brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não se inscreveram no Cadastro Único, sendo que o registro é obrigatório e deve ser realizado por todos os beneficiários que fazem aniversário nos três primeiros meses do ano.
 
 
Compartilhe:
Comente: