Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Pet

CaminhaCão acontece neste domingo no Parque Santa Maria em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 14/03/2019 Evento acontece no Parque Santa Maria e proposta é ajudar a ong Xodó de BichoA 7ª edição da CaminhaCão acontece neste domingo, dia 17, das 9 às 14h, no Parque Santa Maria, com várias atrações: praça de alimentação, estandes de serviços, espaço Kids, show dog, aula de adestramento, projeto EducaCão e fotos dos participantes. A entrada custará R$ 2, sendo revertida em cupom para o sorteio de prêmios.
 
A caminhada simbólica será feita dentro do Parque Santa Maria, local do evento, e está prevista para acontecer entre 9h30 e 10h. A previsão é de público de 350 a 700 pessoas. “Gostaríamos de fazer uma grande festa, confraternizando todos os que amam animais num dia alegre e de união, em torno de uma causa tão nobre”, analisa a presidente da Ong Xodó de Bicho, Leliane Magalhães Guerra Gadolphi.
 
Ela completa que o evento tem a proposta de dar visibilidade ao trabalho da entidade e promover a união entre todos que apoiam esse trabalho e que amam os animais.

“É preciso trazer o animal com guia e coleira, em segurança. Animais doentinhos, indispostos, ou filhotes sem o protocolo vacinal completo não devem participar. Animais de raças previstas no Decreto Nº 48.533, de 9 de Março de 2004, que estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães, nos termos da Lei nº 11.531, de 11 de novembro de 2003, tais como, Mastim, Pitbull, Rottweiller, dentre outros, só podem participar se estiverem com guia curta e focinheira. Sem esses acessórios, não será permitida a entrada, sob pena de multa aplicada pela polícia”, explica.
 
Leliane ainda destaca que é preciso manter o animal hidratado, alimentado, evitar atrito com outros cães (respeitar a personalidade de cada um), recolher os dejetos deixados pelo animal no Parque. E se divertir muito com seu cãozinho. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jaguariúna.
 
A OSC ONG Xodó de Bicho trabalha em Jaguariúna, desde 2010, tendo retirado das ruas e encaminhado para adoção em torno de 3 mil animais. É uma entidade de utilidade pública desde 2011, e mantém uma parceria com o Poder Público nos moldes da Lei Federal 13.019. As Prestações de Contas e o Portal da Transparência podem ser acessados no site www.xododebicho.org.

O projeto mantém um canil com 45 animais em local alugado, todos castrados, vacinados e aptos à adoção. Uma veterinária faz o controle da saúde semanalmente.

A Xodó de Bicho oferece à população carente e aos animais de rua/comunitários: vagas de castração gratuita, atendimento veterinário básico e complexo, medicamentos e ração, e ajuda com a doação de animais, desde que dentro da disponibilidade financeira da entidade e de vagas nas Feirinhas de Adoção. 

Também trabalha com o conceito de Posse Responsável dentro do município, promovendo Feiras de Adoção e material educativo para divulgação das ações.
 
Compartilhe:
Comente: