Notícias > Cultura
Carnaval de Jaguariúna reúne público de 7 mil foliões na Praça Umbelina Bueno
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 12/03/2019
O Carnaval de Jaguariúna realizado na Praça Umbelina Bueno vem sendo marcado a cada ano, pela animação e o crescimento do número de foliões. Esse novo formato de evento está sendo bem aceito pela população e nesta edição superou o público dos anos anteriores, com aproximadamente 7 mil pessoas, em dois dias de folia. No ano passado, o público ficou em 5 mil e em 2007, foi registrado a quantia de 2,5 mil foliões.A abertura nos dois dias contou com as matinês animadas pela banda da Escola das Artes, reunindo professores e o músico convidado Daniel Marion, que estava emocionado de animar o Carnaval. “A Praça Umbelina foi palco do começo do Balaio de Gato e as Marchinhas, eram marcas dos carnavais de clubes, como, do Jaguar Tênis Clube. Estou muito feliz de voltar a cantar num evento que traz a família de novo para praça, se divertindo com uma música sem apelação e culturalmente representativa”, destaca Daniel que participou pela primeira vez do Carnaval em 1983, a convite de Elio Masselani.
Daniel, que é integrante da banda Balaio de Gato, ainda destaca que a praça tem um romantismo que é particular dela, então, é só promover eventos que com certeza haverá público. “A imagem da antiga Matriz, o marco zero da fundação da cidade, tem que ser resgatado, é o espaço ideal para produzir cultura em Jaguariúna”, enfatiza.
A programação também contou com o bloco Siricutico da Onça, que aninou os foliões com as tradicionais marchinhas. O ritmista Marcelo Souza recordou que há três anos o bloco saiu com um trio elétrico e depois dessa data, essa festa está sendo mantida e envolvendo mais pessoas. “Ficamos felizes de participar disso tudo por ser uma data representativa do ponto de vista cultural, e pela continuidade do Carnaval”, destaca.
Para o cantor Luiz Felipe Melo foi uma honra estar com esse bloco unido e apreciador do Carnaval. “É uma festa para o povo, por isso, é lindo ver as pessoas ocupando o espaço público e isso não podemos deixar morrer, pois só assim, vamos garantir que a festa continue existindo”.
Segundo o ritmista Luizão foi uma emoção fazer parte da família do bloco Siricutico. “São 35 anos de samba e comecei desfilando na Estrela da Morro. O jaguariunense gosta de Carnaval e sou muito grato ao bloco Siricutico, pois apesar de eu ter perdido um membro da minha perna, não perdi o gosto da vida”. A programação ainda teve a apresentação da bateria Alcalina, do Instituto de Artes da Unicamp.
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos disse que este ano aumentou a participação do público como vem ocorrendo em todos os eventos realizados pela secretaria. “Sempre fico muito feliz porque é um prazer enorme organizar eventos e propor novidades para Jaguariúna porque a população sempre comparece e prestigia muito todos os nossos eventos, e por isso estou feliz. E o Carnaval de Jaguariúna vai se consolidando novamente, e agora para toda a família, o que é melhor ainda”, enaltece.
De acordo com a secretária o sucesso do evento vem muito de encontro com o resgate da cultura carnavalesca, do repertório, do bloco Siricutico e da participação popular. “Ver a praça revitalizada e com tantas famílias reunidas foi muito bonito porque tivemos desde os avós com os seus netos, pais e mães, toda a família reunida na praça. Foi maravilhoso e tenho certeza que no próximo ano a gente precisa repensar com carinho, pois talvez a praça fique pequena”, salienta.
Animação na Praça
O Carnaval de Jaguariúna contou com animação do público e as apresentações da banda da Escola das Artes, do bloco Siricutico da Onça e da bateria Alcalina.
Na terça-feira, o Carnaval contou com banda dos professores da Escola das Artes, Bloco Siricutico da Onça e bateria Alcalina.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: