Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Projeto Câmara Cidadania tem início nesta quinta-feira com palestra sobre Agenda 2030 da ONU

por Bruno Giannini em 21/02/2019 Carolina Freire ministra a palestra de abertura do projeto na noite desta quinta-feira (Foto Samuel Oliveira)A Câmara Municipal de Jaguariúna promove nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, às 19h, em seu Plenário, a palestra "Implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas".

O evento é aberto ao público e demarca o início do projeto "Câmara Cidadania", implantado neste ano. O objetivo da ação é aproximar o Poder Legislativo da Comunidade, por meio de ideias que demonstrem, na prática, não só o significado, mas também a aplicação efetiva de políticas públicas de desenvolvimento sustentável no cotidiano das pessoas.

De acordo com a palestrante, que será a diretora de Desenvolvimento Sustentável do Município de Jaguariúna, Carolina Freire, Jaguariúna já está, na verdade, há três anos trabalhando com os indicadores da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. 

"Trabalhamos com 95 indicadores os quais vemos a evolução ano a ano, através dos 42 projetos estratégicos que focamos na administração pública para alavancar estes índices. Ano a ano esta evolução tem sido apresentada, e os resultados de 2018 serão apresentados no mês de março.
Além disto o município é reconhecido nacionalmente, pelos meios de implantação da Agenda em âmbito municipal", ressalta.

Sobre as expectativas em relação ao evento, Carolina revela que sua intenção é que a população possa ter mais conhecimento sobre a importância da Agenda 2030, e o quanto ela faz parte do dia a dia nas pequenas ações.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável de Jaguariúna também analisou como positivo o comprometimento dos vereadores em relação à dinâmica da palestra."Entendo que o Parlamento de Jaguariúna, está cumprindo com um compromisso estabelecido dentro de diretrizes globais, da importância de engajar a população sobre este tema de relevância mundial", salienta.

Agenda 2030

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países (entre eles o Brasil), na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015. Nele, o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.

Foram definidos 17 Objetivos, 169 Metas e 232 Indicadores, a serem cumpridos até o ano de 2030. Destacam-se temas relevantes, tais como erradicação da pobreza, saúde, educação, trabalho decente, inovação, consumo, consumo sustentável, combate à mudança do clima, paz e parcerias.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1- Acabar com a pobreza

2- Acabar com a fome, segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável

3- Assegurar vida saudável em todas as idades

4- Assegurar educação para todos

5- Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

6- Assegurar gestão sustentável da água e saneamento para todos

7- Assegurar energia para todos

8- Promover crescimento econômico e trabalho decente para todos

9- Construir infraestruturas resilientes e fomentar a inovação

10- Reduzir a desigualdade dentro os países e entre eles

11- Tornar as cidades e assentamentos humanos sustentáveis

12- Assegurar consumo e produção sustentáveis

13- Combater a mudança do clima e seus impactos

14- Conservar oceanos e recursos marinhos

15- Proteger ecossistemas terrestres e deter a perda de biodiversidade

16- Promover sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça e instituições eficazes

17- Fortalecer meios de implementação e parcerias.

Serviço

Evento:  palestra "Implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas"

Palestrante: Carolina Freire, diretora de Desenvolvimento Sustentável do Município de Jaguariúna

Quando: nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, às 19h

Onde: Plenário da Câmara Municipal de Jaguariúna

Entrada: gratuita - aberta à população

Informações: (19) 3867-9751
 
 
Compartilhe:
Comente: