Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Cavalaria Antoniana perde o seu fundador e site publica trechos de entrevista

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 25/01/2019 Seu Adão junto com o fundador da Cavalaria Antoniana Anizio: parceria de muitos anos na preservação da festaA festa mais popular  e tradicional de Jaguariúna perdeu o seu fundador. No domingo, dia 20, Anízio Geraldo de Aguiar faleceu aos 86 anos de idade. No especial de Aniversário de Jaguariúna, quando a cidade completou 63 anos, o site Estrela da Mogiana entrevistou Anízio sobre essa festa tradicional. Na época também foi gravado um vídeo e um trecho dessa entrevista está disponibilizado no canal do Youtube e no site.
 
Anízio gostava de contar detalhes sobre a Cavalaria Antoniana e sempre fazia questão de destacar a importância desta festa, que reúne religiosidade, folclore e tradição.
 
“A primeira Cavalaria Antoniana teve 20 cavalos, com saída da igreja Nossa Senhora Aparecida até o centro de Jaguariúna. Nas primeiras três edições, três carros de boi, do Anísio Pereira, de Lindóia, participavam do evento, além dos cavaleiros. Era bastante trabalho, mas não sentia canseira. Eu costumava receber os participantes em casa para almoço e os primeiros cartazes foram escritos à mão e colocados em alguns bares da cidade”, relatou Anízio em entrevista.
 
Com o tempo, o desfile passou a contar com mais participantes de Jaguariúna e de outras cidades. “Depois, foi aumentando o público e os participantes. Eu visitava 35 cidades da região inteirinha para convidar as autoridades e pessoas para participar da festa. Eu deixava cartazes para eles divulgarem. No início, os participantes se conheciam e o padre Gomes celebrava a missa. Com o tempo, a cavalaria foi aumentando o número de carros de bois e cavaleiros”, frisou. 
 
Anizio Geraldo de Aguiar conta um pouco sobre o início da Cavalaria Antoniana.
Compartilhe:
Comente: