Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Falta de energia e orientações para temporais com raios em Jaguariúna

por Bruno Giannini em 25/01/2019 Aumento na incidência de raio na cidade vem preocupando moradoresTemporais com raios podem ocasionar acidentes com motoristas e pedestres. Nas primeiras semanas de janeiro já foram registradas chuvas com muitos raios e trovões.
 
A deterioração do exterior, danos à mecânica e desvalorização do veículo são alguns dos efeitos negativos que atingem um carro em alagamentos e enchentes. Além destes danos, há todo um risco relacionado à segurança física do motorista e dos passageiros dentro do carro, pois não são poucos os casos em que o alagamento gera vítimas fatais.
 
Por isso, a diretora da Defesa Civil, Fernanda Sousa Rodrigues Tesche orienta que os motoristas não abandonem seus veículos ao serem surpreendidos por alagamentos.
 
“A orientação que a Defesa Civil dá é que para os motoristas de veículos não adentrem qualquer tipo de alagamento. Por mais tranquila que aparente ser, a água é uma matéria que engana muito as pessoas”. Podem acontecer danos materiais (no mínimo), como da mesma forma, podem acontecer danos físicos”, salienta.
 
“Sobre cuidados nos casos de raios, a orientação é que a pessoa procure abrigo o mais rápido possível, mesmo que a tempestade ainda esteja no início de sua formação. Além disso, é preciso ficar longe de árvores e áreas descampadas, pois são locais condutores de eletricidade”, complementa e finaliza.
 
Falta de energia
 
Jaguariúna ainda sente os efeitos do temporal que atingiu a cidade na noite da última quarta-feira. O Departamento de Água e Esgoto revelou que os raios que caíram durante a chuva de cerca de três horas, queimaram painéis, fusíveis e bombas.
 
Esses equipamentos garantem a captação, tratamento e abastecimento dos reservatórios para distribuir água potável à população. Por conta disso, a diretora do departamento de planejamento e gestão em saneamento básico Luciana Carla Ferreira de Souza admite que pode haver falta de água na cidade na parte da tarde e na noite de hoje.
 
A chuva também provocou interrupções no fornecimento de energia, o que prejudicou bastante o reabastecimento dos reservatórios, que no momento está parcial e com o nível bem abaixo do necessário.
 
Além disso, o consumo de água tratada continua alto na cidade em virtude do forte calor. Uma das principais causas na alta do consumo de água potável, segundo Luciana Souza, é que muitas pessoas estão lavando quintais, calçadas e até a rua após o temporal de quarta-feira, que arrastou muita sujeira em vários pontos da cidade.
 
Ela fez um apelo para que a água tratada seja utilizada apenas para as necessidades essenciais, como cozinhar, tomar banho e lavar roupas.
 
Compartilhe:
Comente: