Estrela da Mogiana

Notícias > Artigos

Pets x Fogos de Artifício

por Cinthia Murias em 28/12/2018 Cães e gatos podem até morrer de susto pelos fogos da passagem do anoAs comemorações de fim de ano são em geral muito esperadas por todos, porém uma das tradições, popular em diversos locais do mundo, causa um grande desconforto nas famílias por conta dos pets. Os fogos de artifício são apavorantes para a maioria dos animais, em especial cães e gatos.

O medo é tanto que alguns animais chegam a fugir de casa, se perder ou até morrer, atropelados ou ainda por danos cardíacos provocados pelo susto e estresse intenso.

Algumas medidas podem ser tomadas um período antes da festa, como a dessensibilização do animal usando vídeos de fogos de artifício associando o barulho gravado a algo que o animal goste, começando com o volume baixo e aumentando de acordo com a resposta do animal.

Outra opção é o uso antecipado de homeopatia, que pode ser receitada pelo Médico Veterinário. Os produtos homeopáticos aumentam a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos.

Além dessas medidas, outras são necessárias durante a queima de fogos, são elas:

Providencie com antecedência uma plaquinha com o nome do animal e principalmente seu contato. Caso ele fuja, alguém entrará em contato para trazê-lo de volta.

Manter portas, janelas e portões fechados para evitar fugas.

Não tire o animal do local onde ele se abrigou no momento do medo, deixe-o se acalmar.
 
Não faça carinho no animal se ele estiver com medo, pois essa sua ação vai reforçar para ele que aquela situação é perigosa e ele está “certo” de estar com medo.

Não mude seu comportamento, mantenha a naturalidade.
 
Nunca prenda-o em corrente, nem deixe-o sozinho, deixe-o perto do convívio familiar para que perceba que está tudo bem.
 
Cuidado com varandas para evitar quedas.

A técnica chamada Tellington Touch consiste em atar o cão com um pano. Uma faixa é colocada no peito do animal, cruza sobre o dorso, cruza na barriga e volta ao dorso, fazendo um nó próximo à coluna, nunca em cima. A técnica é para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.
Técnica usada para tranquilizar o animal
Em casos mais severos, o Médico Veterinário pode receitar calmantes e/ou sedativos para o momento da queima de fogos. Caso ocorra algum acidente, além de curativos o profissional pode indicar homeopáticos para o trauma.

Meu desejo é que com essas medidas o reveillon seja um momento de paz, inclusive para nossos pequenos amigos que estão conosco o ano todo trazendo alegria e conforto aos nossos corações.

Veterinária Chintia deseja que o reveillon seja um momento de paz, inclusive para os animaisM.V. Cinthia Murias - Médica Veterinária de Pequenos Animais
Compartilhe:
Comente: