Notícias > Artigos
Pets x Fogos de Artifício
por Cinthia Murias em 28/12/2018

O medo é tanto que alguns animais chegam a fugir de casa, se perder ou até morrer, atropelados ou ainda por danos cardíacos provocados pelo susto e estresse intenso.
Algumas medidas podem ser tomadas um período antes da festa, como a dessensibilização do animal usando vídeos de fogos de artifício associando o barulho gravado a algo que o animal goste, começando com o volume baixo e aumentando de acordo com a resposta do animal.
Outra opção é o uso antecipado de homeopatia, que pode ser receitada pelo Médico Veterinário. Os produtos homeopáticos aumentam a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos.
Além dessas medidas, outras são necessárias durante a queima de fogos, são elas:
Providencie com antecedência uma plaquinha com o nome do animal e principalmente seu contato. Caso ele fuja, alguém entrará em contato para trazê-lo de volta.
Manter portas, janelas e portões fechados para evitar fugas.
Não tire o animal do local onde ele se abrigou no momento do medo, deixe-o se acalmar.
Não faça carinho no animal se ele estiver com medo, pois essa sua ação vai reforçar para ele que aquela situação é perigosa e ele está “certo” de estar com medo.
Não mude seu comportamento, mantenha a naturalidade.
Nunca prenda-o em corrente, nem deixe-o sozinho, deixe-o perto do convívio familiar para que perceba que está tudo bem.
Cuidado com varandas para evitar quedas.
A técnica chamada Tellington Touch consiste em atar o cão com um pano. Uma faixa é colocada no peito do animal, cruza sobre o dorso, cruza na barriga e volta ao dorso, fazendo um nó próximo à coluna, nunca em cima. A técnica é para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.

Em casos mais severos, o Médico Veterinário pode receitar calmantes e/ou sedativos para o momento da queima de fogos. Caso ocorra algum acidente, além de curativos o profissional pode indicar homeopáticos para o trauma.
Meu desejo é que com essas medidas o reveillon seja um momento de paz, inclusive para nossos pequenos amigos que estão conosco o ano todo trazendo alegria e conforto aos nossos corações.

Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/04/2021 Jaguariúna de antigamente contava com bombas de gasolina na rua Cândido Bueno Três comerciantes ofereceram esse tipo de serviço, num tempo, em que o número de carros era reduzido
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/01/2021 Ano de 2016: Jaguariúna recebia a seleção olímpica de vôlei feminino de Camarões Ginásio Azulão recebeu em torno de 2 mil pessoas para jogos amistosos contra Brasil.
Comente: