Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Doação de mudas termina na sexta em comemoração ao Dia da Árvore

por Redação/Estrela da Mogiana em 20/09/2018 Interessado deve procurar a Casa da Agricultura de JaguariúnaO mutirão de doação de mudas, com objetivo de incentivar a arborização urbana, em Jaguariúna, ocorre até sexta-feira, 21, quando se comemora o Dia da Árvore.
 
O interessado em receber uma muda gratuitamente para o plantio em áreas urbanas, pode ir até a Casa da Agricultura que fica na rua José Alves Guedes, 575, no centro.
 
O atendimento está sendo feito das 8h às 16h30, inclusive com profissionais para orientar qual a melhor espécie de acordo com o lugar a ser plantada.
 
Essa iniciativa contempla o eixo “Arborização Urbana” do Programa Jaguariúna Verde da Secretaria de Meio Ambiente que mantém o Viveiro Municipal de Mudas Nativas, no Centro de Educação Municipal Ambiental (CEMA).
 
O viveiro ocupa uma área de 5 mil metros quadrados e produz aproximadamente 60 mil mudas por ano. “O objetivo principal é suprir a demanda de mudas para arborização urbana e para plantios em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) no município”, explica a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, Aline Granghelli Catão.
 
Na prática, essas mudas são utilizadas nos projetos municipais de restauração florestal e também para doação à população, visando atender o plantio em calçadas e demais áreas urbanas.
 
A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, destaca que a arborização traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população, pois ajuda a reduzir a poluição, inclusive sonora e visual.
 
“Também serve para aumentar a umidade do ar, diminuir o impacto das águas das chuvas e aumentar a permeabilidade no solo. Propiciam o sombreamento para pedestres e veículos, geram bem-estar, além de servirem como fonte de abrigo e de alimento para insetos e aves”, frisou.
 
 
Compartilhe:
Comente: