Moacir Malachias deixa saudades e muitas fotos históricas de Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/07/2017
Muitas das fotos antigas de Jaguariúna foram tiradas por Moacir Malachias.A notícia do seu falecimento deixou familiares e amigos tristes, e Jaguariúna ficou de luto pela perda de um morador ilustre que contribuiu para registrar em imagens parte da história da cidade.
Moacir Malachias chegou a ser o único fotógrafo de Jaguariúna, numa época que compreendeu a fase de Distrito de Paz de Jaguary e de município recém-emancipado.
Em entrevista concedida ao site Estrela da Mogiana, em agosto de 2016, para o especial de Aniversário de Jaguariúna – 62 anos, ele recordou que acompanhou os principais acontecimentos esportivos, sociais e políticos da época e que algumas fotos chegaram a ser publicadas no jornal A Comarca de Mogi Mirim.
No período que exerceu a profissão, ele fotografou carnavais, comícios, inaugurações, visitas de políticos, casamentos, batizados e aniversários.Entre os acontecimentos estão a inauguração do campo da União Esportiva Jaguariense e a posse do primeiro prefeito Joaquim Pires Sobrinho, o Quinzinho.
O seu interesse por fotografia surgiu com Luis Carvalho de Moura, de Campinas. A sua dedicação contribuiu para o resgate da história por meio de imagens, e desta maneira, deixou um legado para as novas gerações.


Veja mais:
- Memórias em vídeo: As paixões pelas estações de Vila Albertina e Guedes No segundo vídeo, Manoel Rodrigues Seixas conta detalhes de como era a estação de Vila Albertina e o trabalho em Guedes.
- Site disponibiliza versão online do livro Memórias de Jaguariúna O primeiro volume do livro já pode ser acessado em PDF, no link abaixo. O projeto nasceu com a proposta de resgatar momentos da história.
- Lembranças do pai ferroviário e o primeiro emprego de telegrafista Neste trecho da entrevista de Manoel Seixas para o projeto Memórias de Jaguariúna, ele comenta sobre o seu pai e a sua primeira profissão.