Lembranças do pai ferroviário e o primeiro emprego de telegrafista
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 23/07/2026
Manoel Rodrigues Seixas (in memoriam) fez parte da geração Maria Fumaça, no tempo das velhas locomotivas a vapor e do trem como principal meio de transporte. As estações contavam com grande movimento de trens, passageiros e cargas. Desde criança, Manoel já se mostrava um apaixonado pelos trens e sabia reconhecer qual era a locomotiva através do seu apito. Anos mais tarde, seguiu os passos do pai Joaquim e foi trabalhar como ferroviário na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.Ele conta neste vídeo, como era o trabalho do pai na ferrovia e ainda recordou como foi o primeiro emprego na ferrovia, na profissão de praticante de telegrafo. Quando ele mudou para Jaguariúna, a cidade era bem diferente da atualidade.
Para mais informações sobre essa entrevista você pode acessar a página: https://www.estreladamogiana.com.br/livro-memorias-de-jaguariuna. Nesse link é possível acessar todos os textos que estão no livro impresso do Memórias de Jaguariúna.
Vídeo Relacionado:
Manoel Rodrigues Seixas
Manoel Rodrigues Seixas (in memoriam) fez parte da geração Maria Fumaça, no tempo das velhas locomotivas a vapor e do trem como principal meio de transporte.
Veja mais:
- Lembranças do pai ferroviário e o primeiro emprego de telegrafista Neste trecho da entrevista de Manoel Seixas para o projeto Memórias de Jaguariúna, ele comenta sobre o seu pai e a sua primeira profissão.
- Memórias em vídeos: Beraldo de Souza conta detalhes sobre a origem do nome Tanquinho Velho A origem do bairro nasceu a partir de um tanque que existia na localidade e que originou o nome Tanquinho.
- Memórias em vídeo: Beraldo de Souza relembra dos índios caiapós, dos bandeirantes e do Tanquinho Velho Ele escreveu dois livros sobre o bairro e sempre se mostrou um apaixonado pelas histórias dos antigos moradores