Memórias de Jaguariúna

A tradição da banda de música em diferentes épocas na Jaguariúna de antigamente

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 24/05/2022 Formada em 1911, Banda Jaguaryense entrou para a história das bandas de Jaguariúna (Acervo Casa da Memória)A banda de música de coreto é uma antiga tradição. O primeiro registro de uma corporação musical fundada, em Jaguariúna, ocorreu em 27 de setembro de 1906, com a Banda Santa Maria de Jaguary.
 
“A história nos mostra que a banda de música é uma das mais antigas tradições do nosso município”, enfatiza o pesquisador José Carlos Rossi. Ele recorda que naquela época acontecia a retreta no coreto, duas vezes no mês, sempre aos domingos.  
 
“Enquanto as crianças brincavam em volta da praça, os casais ficavam sentados assistindo a apresentação e as pessoas passeavam no jardim. E quando chegava numa certa hora, 21h ou 22h, era costume ir embora para casa”, relata José Carlos.
 
Ao longo dos anos, a banda contou com outras denominações: Banda União Jaguaryense (1911), Corporação Musical Lyra Jaguaryense (1928 a 1960), Corporação Musical Santa Maria de Jaguariúna (1962 a 1976) e Banda Municipal Paulo de Moraes Penteado (2004 até os dias atuais).
 
 
Compartilhe:
Comente: