Memórias de Jaguariúna

A educação como instrumento de transformação e o amor à profissão de professora

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/03/2022 Inauguração da ampliação da Escola da Roseira e início da Escola Agrupada com 168 alunos (Acervo da família): Delegado Regional da DER Rubem Costa e esposa, Delegado da DE de Amparo e a professora Adna  A educação no passado era marcada por muito amor ao ensino e superação de desafios. Essa é a história da professora Adna Hossri Faria, que dedicou grande parte de sua vida à profissão. Ela se formou em Pedagogia, e contava com especializações e cursos.  
 
“Ingressou no Estado em 1952, na Fazenda Ipiranga e depois veio para Roseira, que era um pequeno galinheiro adaptado”, explica a filha Márcia Hossri Coelho, completando que quando foi feita a duplicação da estrada, a escola saiu desse local e foi construída onde está localizada nos dias de hoje.
 
A filha recorda que a mãe tinha um amor pela profissão, pela educação e pelas crianças. “Era um desafio enorme. As crianças não tinham material, não tinha merenda e era tudo adaptado. Depois, foi contando com a ajuda de muitas pessoas e do DER para obter melhorias”.
 
Márcia recorda que a mãe ia de charrete dar aula na Fazenda Ipiranga, levava o almoço e comida para as crianças. “A minha mãe dizia que a Educação era um instrumento de mudança na vida de uma pessoa”, finaliza. 
Galinheiro adaptado na Roseira, doado pelo DER, no ano de 1967, com o intuito de dar aula para as crianças (Acervo da família)
 
Compartilhe:
Comente: