Rio Jaguari era ponto de encontro, lazer e diversão dos moradores de Jaguariúna
por Redação/Estrela da Mogiana em 09/12/2021
O rio Jaguari era ponto de encontro, passeio, lazer e diversão dos moradores. Era muito comum ver pessoas nadando no rio.“Naquele tempo não haviam clubes e nem piscinas, e até décadas atrás a nossa distração era nadar escondido e depois apanhava do pai e da mãe. As águas eram limpas e cristalinas”, conta o coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires.
Ele ainda recorda que até a década de 60, a população subia na ponte da Maria Fumaça para ver as enchentes, que ocorriam com frequência em tempo de muita chuva.
Já nos anos 70, com a implantação do Sistema Cantareira, Jaguariúna deixou de registrar enchentes nesse local porque diminuiu o volume de água no rio.
Veja mais:
- Memórias em vídeo: As paixões pelas estações de Vila Albertina e Guedes No segundo vídeo, Manoel Rodrigues Seixas conta detalhes de como era a estação de Vila Albertina e o trabalho em Guedes.
- Site disponibiliza versão online do livro Memórias de Jaguariúna O primeiro volume do livro já pode ser acessado em PDF, no link abaixo. O projeto nasceu com a proposta de resgatar momentos da história.
- Lembranças do pai ferroviário e o primeiro emprego de telegrafista Neste trecho da entrevista de Manoel Seixas para o projeto Memórias de Jaguariúna, ele comenta sobre o seu pai e a sua primeira profissão.