Vijal faz história no transporte coletivo e proprietário destaca os desafios na época
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/05/2021 A Viação Jaguariúna Ltda (Vijal) foi a primeira empresa de ônibus de Jaguariúna, que fazia o transporte coletivo municipal. A inauguração aconteceu no ano de 1978.“Eu morava em Itapira e sempre passei férias escolares na casa da minha tia em Jaguariúna. Quando moço resolvi colocar o ônibus circular em Jaguariúna”, conta o proprietário Divaldo Coradi.
Ele iniciou com três ônibus, que percorriam os bairros de Guedes, Vargeão, Dom Bosco, Roseira e Tanquinho.
“Todos os bairros não tinham asfalto. Foi um trabalho árduo, era poeira ou barro. O trabalho evoluiu e posteriormente começamos fazer transporte de alunos, e foi uma inovação para a cidade e contribuiu muito para o seu desenvolvimento”, relata Divaldo.
De acordo com ele foram muitas lutas e um trabalho exaustivo. Para montar a empresa foi até Curitiba para ver como era o sistema naquela cidade, que era referência nacional de transporte coletivo.
Ele instalou o mesmo sistema de integração de bairros, onde não havia ponto final. “Tinham pessoas que entravam no ônibus, só para ficar passeando, já que não tinham que descer em um ponto final”, ressalta.
Divaldo trabalhou com ônibus até 1997, quando a empresa mudou a atividade para o transporte de caçambas.
Galeria de Imagens:
- Divaldo resolveu investir e apostar no transporte coletivo e foi um visionário e empreendedor (Foto acervo pessoal)
- Frota de ônibus percorria cinco bairros da cidade de Jaguariúna (Foto acervo pessoal)
- Os desafios eram grandes, principalmente, referentes as estradas (Foto acervo pessoal)
- Ônibus enfrentava enchentes pelas estradas (Foto acervo pessoal)
Conteúdo Relacionado:
Memórias
Veja mais:
- Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- Projeto Memórias de Jaguariúna é lançado oficialmente nesta quinta e sexta-feira no Boulevard O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o site Estrela da Mogiana.
- Memórias de Jaguariúna: Município entra na rota da pesquisa com a inauguração da Embrapa Meio Ambiente Laura e José Abrahão contam como foram os primeiros passos como funcionários da Embrapa.
Comente: