Estrela da Mogiana: nasce o Cognome de Jaguariúna em homenagem a tradição ferroviária
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/08/2016
O Cognome de Jaguariúna, Estrela da Mogiana foi escolhido no ano de 1966.O concurso de âmbito nacional foi organizado pelo professor de Língua Portuguesa e agente aposentado do IBGE, Ildefonso de Paula Oliveira, pelo professor de geografia Irineu Expedito Ferrari e o contador da prefeitura José Poltronieri.
A comissão organizadora recebeu cerca de 300 sugestões enviadas de diversas cidades.
Entre os nomes estavam Cidade Simpatia, Noiva da Mogiana e Cidade Cordeal.
Foram selecionados dez nomes. As cédulas foram encaminhadas para proprietários de empresas e repartições públicas da cidade.
No total foram 200 votantes. A apuração aconteceu no Clube Sociedade Amigos de Jaguariúna, atual Jaguar Tênis Clube, quando a sede ficava na Rua Alfredo Engler.
O nome mais votado foi Estrela da Mogiana, do poeta, jornalista e fundador da Academia Amparense de Letras, Francisco Luzia Neto. A sugestão ganhou fácil porque haviam muitos ferroviários na cidade e a estrada de ferro representava muito naquela época para Jaguariúna.
Veja mais:
- Memórias em vídeo: As paixões pelas estações de Vila Albertina e Guedes No segundo vídeo, Manoel Rodrigues Seixas conta detalhes de como era a estação de Vila Albertina e o trabalho em Guedes.
- Site disponibiliza versão online do livro Memórias de Jaguariúna O primeiro volume do livro já pode ser acessado em PDF, no link abaixo. O projeto nasceu com a proposta de resgatar momentos da história.
- Lembranças do pai ferroviário e o primeiro emprego de telegrafista Neste trecho da entrevista de Manoel Seixas para o projeto Memórias de Jaguariúna, ele comenta sobre o seu pai e a sua primeira profissão.