Memórias de Jaguariúna

Sinos da Matriz Centenária voltam a tocar no início de dezembro

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 09/11/2018 Reunião do Conselho do Patrimônio desta sexta-feira foi fundamental para o retorno do tocar dos sinosOs sinos e o relógio da Matriz Centenária de Santa Maria voltarão a fazer parte do cotidiano do centro de Jaguariúna, a partir do início de dezembro. A notícia foi divulgada pela secretária de Turismo e Cultura, e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Ambiental, Documental e Paisagístico de Jaguariúna (CONPHAAJ), Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos.
 
A decisão foi tomada durante a reunião do Conselho do Patrimônio de hoje à tarde, na Casa da Memória. A secretária Maria das Graças informa que foi autorizada a realização de intervenções na torre da igreja visando proporcionar mais segurança para as pessoas que realizam o trabalho de repique dos sinos e de manutenção do relógio. Ela ainda comenta que o retorno do toque dos sinos está previsto para 9 de dezembro.
 
O pedido de autorização para intervenção foi do padre Milton Modesto aos membros do conselho, que aprovaram a solicitação por unanimidade. Este será um grande presente de Natal para a população de Jaguariúna, que estava sentido falta do toque dos sinos e bater do relógio. Segundo a secretária a intenção é que no dia 9, o padre Milton Modesto e o morador Moacir Mantovani toquem o sino, e que em seguida, ocorra uma Cantata de Natal, em frente da igreja.
 
Essa tradição foi silenciada por uma ação na justiça, quando um advogado e procurador concursado da Prefeitura, entrou com representação no Ministério Público, solicitando informações e pedido de intervenção para que os sinos da Matriz Centenária de Santa Maria parassem de tocar.

Logo em seguida, em sessão extraordinária a Câmara Municipal de Jaguariúna aprovou alteração na Lei Complementar Municipal 134/2007, que institui o Código de Posturas do Município de Jaguariúna, no que se refere aos patrimônios históricos, sendo sancionada pelo prefeito Gustavo Reis. E mais recentemente, a justiça arquivou o inquérito, então, faltava apenas essa intervenção para o retorno dessa tradição, que faz parte da história da cidade, tendo em vista, que os sinos mais antigos foram colocados na torre da igreja no ano de 1929.  

Membros da Comissão do Patrimônio aprovaram por unanimidade pedido do padre Milton para intervenção na torre visando segurança
Compartilhe:
Comente: