Projeto Memórias de Jaguariúna completa dois anos e site divulga trechos de entrevistas
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/01/2026
O projeto Memórias de Jaguariúna completou 2 anos. O lançamento do projeto e do primeiro volume do livro aconteceram em dezembro de 2023. Para marcar essa data, a partir deste sábado, dia 9, o site divulgará alguns trechos de entrevistas em áudios ou vídeos de moradores antigos da cidade, que estão no livro Memórias de Jaguariúna.Nessa primeira fase serão cinco entrevistados. O primeiro em destaque será Márcio Ismael Nicolace de Campos Bueno (in memorian), que era bisneto do coronel Amâncio Bueno, fundador de Jaguariúna. Serão quatro trechos de uma entrevista em áudio, feita por telefone, e que podem ser conferidos nos dias 10, 12, 14 e 16 de janeiro.
O lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reuniu 840 pessoas, nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, no Boulevard Pedro Abrucês, no Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti. A maioria do público foi formada por estudantes da rede municipal de ensino, das escolas Sada Salomão Hossri, Joaquim Pires Sobrinho 2, Francisco Xavier Santiago, Oscarlina Pires Turato, Amâncio Bueno, Mário Bergamasco, Maria Tereza Piva, Franklin de Toledo Piza Filho, Irineu Espedito Ferrari e CEJA.
Já o livro Memórias de Jaguariúna, da escritora Gislaine Mathias, com os colaboradores Reginaldo Menegazzo, Rosana Gonçalves e Sandra Regina de Souza, foi lançado no dia 8 de dezembro, na Casa da Memória Padre Gomes.
Em 2021, o projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A obra literária Memórias de Jaguariúna reúne 28 relatos de jaguariunenses, que nasceram nessa localidade ou escolheram essa terra para constituir suas famílias.
O grupo é formado pela jornalista Gislaine Mathias, pelo ator, produtor cultural, historiador e contador Reginaldo Costa Menegazzo, pela publicitária e consultora de projetos, Rosana Gonçalves e pela graduada em Turismo, Gestora Cultural e proprietária da Arabesco, Sandra Regina de Souza.
O evento de lançamento teve como produtor cultural Reginaldo Menegazzo, que também foi responsável pela exposição junto com
Caio Magalhães e Luísa Lima. Rosana e Sandra, integrantes do projeto, ainda foram assistentes de produção. A equipe ainda contou com o técnico som: André Murer e pelo responsável do registro de vídeo e fotos: Charbel Chaves.

Veja mais:
- Projeto Memórias de Jaguariúna completa dois anos e site divulga trechos de entrevistas Nessa primeira fase serão trechos de cinco entrevistados que estão no livro Memórias de Jaguariúna.
- Livro Memórias de Jaguariúna tem lançamento e reúne depoimentos de 28 famílias antigas Escritora e jornalista Gislaine Mathias se uniu com os colaboradores Reginaldo, Rosana e Sandra para o projeto.
- Capítulo 28 - Da Santa Isabel para Jaguariúna ‘Serviço aqui era a coisa mais difícil, nem de servente de pedreiro não tinha. Quando a prefeitura pedregulhava a estrada saia um servicinho’.
Comente: