Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Fazenda da Barra abre as portas para evento teste com cavalgada e viola caipira

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/04/2018 arquivo sem legenda ou nomeCavalgada e música caipira. Com a união dessas duas atrações do meio sertanejo, foi realizado um evento teste, na Fazenda da Barra, com o intuito de realizar os últimos ajustes antes da inauguração da primeira fase da obra de restauro deste importante patrimônio histórico de Jaguariúna. O evento ocorreu no sábado passado, dia 14, com uma cavalgada envolvendo cavaleiros da cidade e a apresentação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary.
 
O prefeito Gustavo Reis disse que no evento teste já foi possível ver a transformação magnífica da Fazenda da Barra. “Poder vivenciar, ajudar e colaborar nessa transformação, é extraordinário. Vai ser um grande presente para a população de Jaguariúna, pois em breve, o espaço poderá receber eventos, entretenimento, esportes e turismo. Fiquei impressionado com o que vem sendo feito nesse local”, frisou o prefeito completando que poucos municípios possuem um espaço tão gostoso quanto a Fazenda da Barra.
 
Segundo o prefeito, a fazenda se confunde com o início de Jaguariúna. “É de grande importância preservar esse patrimônio, pois temos que preservar a memória do antigo para evoluir no futuro. A preservação dessa história traz as raízes do nosso povo e da nossa cidade”, enalteceu.
 
arquivo sem legenda ou nomeO projeto de restauro teve início pela capela Santa Isabel que integra o complexo arquitetônico da Barra. A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos disse que a igreja é um marco na sua história de restauro da fazenda. “Na outra gestão, iniciamos o projeto pelo mesmo local, mas com o tempo, ela foi deteriorada, e agora que a fazenda voltou para a pasta da Secretaria de Turismo e Cultura, nós restauramos novamente a igreja, então, é um marco de trabalho e realmente é uma obra primorosa de restauro”, completou.
 
No evento teste já foi possível conhecer a trilha Caminhos da Barra, que possui placas de identificação com informações históricas, podendo ser utilizada para a prática de caminhadas, cavalgadas e outros esportes. Outro detalhe de destaque é o restauro da roda d’água. “É um grande símbolo da fazenda, de retomada da obra, de vida e de todo trabalho de restauro”, frisou a secretária completando que a primeira fase de restauro ocorreu em tempo recorde.
 
arquivo sem legenda ou nomeEla conta que a primeira fase consistiu no restauro da igreja, revitalização de uma edificação para sediar a parte administrativa, construção de um canil para os cães da Guarda Municipal, limpeza da área, controle de pragas, obra de pontes ecológicas para ligar a trilha e preservação da parte botânica do local.   
 
De acordo com Maria das Graças, a previsão é que a primeira fase de restauro seja concluída em torno de um mês. A data de inauguração ainda será agendada pela Secretaria de Turismo e Cultura.
 
Muito trabalho
 
O assessor da Secretaria de Obras de Jaguariúna, Paulo André Souza dos Santos, o Paulinho disse que está sendo um prazer enorme dar novamente vida a fazenda com todos os seus detalhes históricos. “Nesse trabalho, temos o contato muito grande com a história e está sendo uma experiência rica poder trazer de novo para a população esse espaço. É gratificante”, frisou.
 
Cavalgada
 
A cavalgada saiu por volta das 10h30 do Centro Cultural de Jaguariúna Zi Cavalcanti e chegou à Fazenda da Barra em torno das 13h. De acordo com o cavaleiro, Nilton Queiroz foi um grande prazer estar acompanhando esse evento.
 
“Chegar na Fazenda da Barra que a gente conhece desde criança foi muita felicidade. Quando era criança, na época em funcionava a roda d’água eu vinha buscar palha de milho e sabugo para levar para os cavalos. Eu que sou nascido em Jaguariuna rever a fazenda de novo em boas condições é muita felicidade”, frisou Nilton.
 
arquivo sem legenda ou nomeO proprietário do Haras Maripá, Marcelo Baptista de Oliveira, participou da cavalgada e ficou entusiasmo com o espaço. “Nós fizemos hoje uma coisa ímpar, pois o prefeito lançou a ideia de tornar a cidade a Capital do Cavalo, então, a Fazenda da Barra agora está sendo recuperada para atividades equestres, de bicicleta e caminhada. Eu tenho impressão que esse espaço pode virar um ‘Parque Ibirapuera’ da melhor qualidade, esse é o meu sonho. Nós fizemos uma cavalgada de 20Km e cerca de duas horas. Foi fantástico chegar aqui e ver essa visão, e imagino como estará no futuro”, salientou Marcelo que espera que a cidade volte a realizar provas e eventos voltadas ao cavalo.
 
Ele contou que existe a ideia de montar no local um Museu do Cavalo, com fotos das pessoas que trabalharam nessa área na cidade. “Quem não tem história não tem passado”, completou.  
 
Violeiros
 
A Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary apresentou um repertório com clássicos da viola caipira, com o comando do músico Mazinho Quevedo. Para o maestro Carlos Bicalho essa apresentação foi especial, pois alguns integrantes da orquestra trabalharam nessa fazenda. “Tivemos o prazer de tocar nesse evento teste e muita gente ainda relembrou a infância. Esse espaço é fantástico”, analisou Bicalho completando que a fazenda tem tudo a ver com o universo da cultura caipira.

arquivo sem legenda ou nome
 
Compartilhe:
Comente: