Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 68 anos

Casarão de Ulisses Massoti mantém arquitetura do século 19 e se transforma em espaço de eventos

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/09/2022 Fotos mostram o casarão em diferentes épocas (Fotos: Acervo Casa da Memória e Gislaine Mathias)O antigo Casarão da rua Cândido Bueno foi projetado pelo engenheiro Guilherme Giesbrecht e construído na última década do século 19, provavelmente no mesmo período da Igreja de Santa Maria.
 
Foi adquirido pelo capitão e tabelião Ulisses Masotti para ser residência e sediar a Casa Comercial de Bueno e Ferreira, o 1º cartório da localidade.
 
A inauguração aconteceu em 17 de setembro de 1897. Já em março de 1898, o prédio sediou a primeira eleição do distrito de paz de Jaguary. O estabelecimento funcionou neste endereço até 1923.  
 
Na fachada da construção está o brasão de Ulisses Masotti e deve ter sido feito por artesãos italianos.
 
O casarão permaneceu abandonado por um período até ser restaurado por Lúcia Maria de Moraes Ribeiro, sendo adaptado para restaurante e eventos.
 
Já foi conhecido pelo nome de Casarão Imperial e em 2005 passou por reforma para sediar a Biblioteca Municipal.
 
E na fase mais recente o casarão passou por uma restauração para se tornar um espaço voltado para eventos e teve a sua fachada original preservada, mostrando que é possível ter um local de comércio e ao mesmo manter a história através da arquitetura.
 
Compartilhe:
Comente: