Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Cerâmica Santa Cruz levava o nome de antiga fazenda e chamava a atenção pelas enormes chaminés

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/05/2022 Guarino Zanon realizando a leitura na missa no terreiro da Fazenda Santa Cruz. A primeira casa à direita era de Marici A Cerâmica Santa Cruz, com suas enormes chaminés, fabricava telhas e tijolos, e com o passar do tempo começou produzir lajes.
Com experiência em cerâmica desde os 10 anos de idade, Guarino Zanon veio de Santa Gertrudes, em 1946, com 25 anos, para morar na fazenda e se tornou gerente de produção da cerâmica.
 
Ele foi convidado pelo proprietário José Theodoro de Lima, que conheceu o trabalho que realizava em outras cerâmicas, pois tinha a habilidade de conseguir analisar apenas tocando no barro/argila, qual tinha uma boa qualidade para ser utilizado pela cerâmica.
 
De acordo com a filha, Marici Aparecida Zanon Alface, a Fazenda Santa Cruz era gigantesca, ia da Roseira de Baixo, sendo que tinha casas de colonos na Roseira de Cima e seguia até perto do rio Jaguari.
 
A fazenda produzia café, algodão, laranja, uva, tinha moinho de milho e muito marmelo, que era transportado para a fábrica de marmelada. A produção da Cerâmica era levada para Campinas, Pedreira e todas as cidades da região. A estimativa é de que existiam cerca de 40 colonos na fazenda. 
 
Cerâmica Santa Cruz
Compartilhe:
Comente: