Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Maicon Braga Trio apresenta o show Intersecções na programação do Socorro Luzes de Natal

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 06/01/2022 Trio nasceu da união de músicos que já tinham uma amizade (Foto de César Farias)O show Intersecções do Maicon Braga Trio será destaque na programação do Socorro Luzes de Natal, nesta sexta-feira, dia 7, a partir das 21h30, na Praça da Matriz.
 
De acordo com Maicon o show surgiu do encontro de três músicos, que já tinham uma amizade e haviam trabalhado juntos em diversos outros projetos, como a Big Band Estância Brasileira, mas que nos meses finais de 2021 intensificaram uma imersão musical da qual hoje começam a extrair uma identidade de repertório e de sonoridade em conjunto.
 
“O trio trará versões de clássicos e nem tão clássicos assim, da música brasileira, numa apresentação animada com samba, baião, xote, música mineira e instrumental. Contará com nomes como Gilberto Gil, Gonzaguinha, Chico Buarque, Milton Nascimento, Dominguinhos, Alceu Valença, entre outros”, explica o músico.
 
A proposta do trio vem no sentido de explorar esse grande universo que é a música brasileira, a partir de uma identidade própria.
 
“Cada um de nós tem uma formação específica, vem de um lugar da música, por assim dizer. Porém temos em comum essa paixão pela música popular brasileira, seja ela canção ou instrumental. A ideia trio vem daí: de nos deixarmos livre para experimentar o que a música brasileira nos propõe, daí também o nome do nosso primeiro show Intersecções”.
 
Para o trio é muito gostoso poder ir retomando o contato com o público aos poucos e em eventos que mantenham a segurança.
 
“Nós retomamos o trabalho em restaurantes e hotéis há alguns meses, mas essa vai ser a primeira vez que voltaremos a pisar em um palco todos juntos em 2 anos. Estamos ansiosos e animados para fazer um espetáculo lindo acontecer. E também esperançosos de que este ano seja melhor para a categoria. Também é importante dizer que essa melhora que sentimos agora é reflexo claro da vacinação e dos cuidados de distanciamento social e higiene e que isso deve perdurar para que possamos retomar todas as atividades afetadas”, enfatiza.
 
O trio espera ainda que a situação de saúde pública melhore, que as pessoas tenham cada vez mais consciência da importância da ciência e de nos guiarmos por ela nessas situações de calamidade pública e que nossos (até então) governantes também se sensibilizem para isso, pois só dessa maneira sairemos dessa com o menor dano possível.
 
“Estamos animados e com muitos planos profissionais para este ano. Acabamos de gravar um material que logo estará disponível. E estamos esboçando mais dois novos shows que, esperamos, logo estarão rodando a região. Para quem quiser acompanhar de pertinho é só seguir no Instagram @maicon_rbraga”, ressalta.
 
História
 
Os músicos já haviam trabalhado juntos em diversos outros projetos, sendo que o último foi Paisagens Brasileiras, contemplado pelo ProAc, do Governo do Estado de São Paulo.
 
“Desde que me mudei para Socorro, há 7 anos, tanto Padé, como Fernando foram meus primeiros companheiros de trabalho na música. Mais recentemente resolvemos montar esse grupo mais enxuto, para explorar as possibilidades de tocar em trio e também desenvolver uma linguagem musical nossa. Estamos há 3 meses tocando continuamente, o que pode parecer pouco, mas que rendeu muitos frutos e uma sintonia que vocês poderão conferir no palco”, explica.
 
Trio
 
O Maicon Braga Trio é formado por Fernando Perre, Padé Faraco e Maicon Braga.
 
Fernando Perre é baixista e professor do Conservatório Municipal de Socorro formado pelo Conservatório de Tatuí, músico e tem forte influência da música instrumental brasileira e do jazz.
 
Já Padé Faraco, é mineiro de Monte Sião e recém residente de Socorro, formado nas escolas de samba e blocos de carnavais, foi aluno do Conservatório Carlos Gomes em Campinas e hoje mistura elementos da bateria e da percussão para criar suas levadas.
 
Maicon Braga é cantor e violonista, residente em Socorro, foi aluno do Conservatório Municipal de Socorro e da Bituca Universidade de Música em Barbacena, tem influência musical diversa dentro da música brasileira, com forte apelo ao samba, música mineira, forró e mais recentemente da música instrumental.
 
Compartilhe:
Comente: