Estrela da Mogiana

Notícias > Histórias do Esporte

Disputa das Olimpíadas Intermunicipal da Integração muda cenário esportivo da região

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 01/12/2021 Time de vôlei de Jaguariúna, campeão das Olimpíadas de 1989, uma das forças do esporte da cidadeA realização das Olimpíadas Intermunicipal da Integração, a partir da década de 80, mudou o cenário esportivo em Jaguariúna e na região, movimentando torcedores e jogadores em diferentes modalidades.
 
Um dos grandes incentivadores e organizadores da competição naquela época foi Antonio Aparecido Rodrigues dos Santos, o Lebrão, que por muitos anos comandou a área esportiva da cidade.
 
Segundo o profissional de Educação Física, Fernando Augusto Beneduzzi Nascimento, a competição surgiu porque Holambra, nessa época, não era emancipada, e por isso, não conseguia participar de competições regionais. 
 
Foram convidadas as cidades que faziam divisa com Holambra: Artur Nogueira, Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Paulínia e Cosmópolis.
 
A 1ª edição foi realizada no Clube Ribeirão, em Holambra, com as modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, voleibol, corda russa, basquetebol, futsal, luta de braço, truco, xadrez, damas e futebol.
 
Naquela época, as prefeituras não tinham estrutura forte esportiva, então, a maioria das cidades, contava com a participação de clubes. Jaguariúna sediou a competição nos anos de 1987 e 1989.
 
Fernando relata que quando a competição acontecia em Jaguariúna lotava o Ginásio Azulão e recorda que no intervalo dos jogos de quadra aconteciam as disputas de luta de braço.
 
Naquela época, a maior rivalidade de Jaguariúna era com Paulínia.
 
“Foi um divisor de água e se tornou uma ferramenta fundamental para que todas as cidades pudessem desenvolver o seu esporte” relata. Jaguariúna foi bicampeã das Olimpíadas e a competição ocorreu até o ano 2000.
 
 
Compartilhe:
Comente: