Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Site Estrela da Mogiana lança primeiro volume do livro digital Um Olhar para as Memórias

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 15/09/2021 Rua Carlos Turato faz parte do volume 1O site Estrela da Mogiana lança neste mês o primeiro volume do livro digital Um Olhar para as Memórias, no formato PDF, em comemoração aos 67 anos de emancipação político-administrativa de Jaguariúna e 125 anos de fundação.
 
A publicação resgata os textos e fotos publicados na Coluna Memórias da Cidade, do jornal Gazeta Regional, nos anos de 2005, 2006 e 2007, e que foram escritos pela jornalista e proprietária do Site e Editora, Estrela da Mogiana, Gislaine Mathias.
 
O trabalho consistiu em pesquisas, entrevistas com parentes e a preparação dos textos.
 
As fotos, em sua maioria, foram copiadas de documentos pessoais, pela dificuldade em encontrar fotografias antigas dos homenageados sozinhos.
 
Após 16 anos de lançamento dessa coluna e ao mexer nos antigos jornais, a jornalista Gislaine Mathias percebeu que tinha um material rico em suas mãos sobre a história da cidade, mas que estava arquivado e era pouco divulgado em virtude do tempo, por não estar digitalizado e nem postado na internet.
 
Pensando na importância histórica desse material e pelo Brasil ainda estar enfrentando a pandemia da Covid-19, o Site e Editora Estrela da Mogiana optou por não realizar o especial de aniversário de Jaguariúna impresso neste ano, por ser um produto caro em decorrência dos custos do papel e da impressão.
 
Foi então, que nasceu a ideia de resgatar esse material através de um livro digital, em quatro volumes, com o intuito que essas histórias se mantenham vivas nas atuais e futuras gerações.
 
“Ao conhecer quem foram essas pessoas é possível ter acesso as memórias do povo de Jaguariúna ao longo do tempo. Além disso, cada indivíduo é único e especial numa cidade, pois contribui para o seu desenvolvimento, em diversos aspectos: no trabalho, no estudo, no convívio familiar, na solidariedade, na política e em cada ação positiva”, explica a jornalista.
 
O primeiro volume será lançado nesta quarta-feira, dia 15. O projeto ainda conta com mais três volumes, com lançamentos previstos para outubro, novembro e dezembro.  
 
Compartilhe:
Comente: