Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Site e editora Estrela da Mogiana de Jaguariúna realiza divulgação de quatro projetos online no aniversário da cidade

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/09/2021 Igreja Centenária marco de fundação de Jaguariúna na Praça Umbelina Bueno (Foto Gislaine Mathias)O site e editora Estrela da Mogiana, de propriedade da jornalista Gislaine Mathias, está com várias novidades para os últimos meses deste ano. O projeto Memórias de Jaguariúna entra na segunda fase, com o lançamento de postagens no site, que incluem desde textos, com trechos de entrevistas de moradores antigos da cidade até fotos, áudios e vídeos.
 
O lançamento será neste domingo, dia 12 de setembro, aniversário de Jaguariúna, e a ideia é que a cada 15 dias, de quinta-feira, ocorra a publicação de um novo entrevistado.
 
A proposta deste projeto é o lançamento de um livro impresso e digital, em vários volumes, além da publicação completa de vídeos e áudios, em data ainda a ser definida em 2022, pelo grupo do projeto.
 
Outra novidade é que o site e editora Estrela da Mogiana realiza o lançamento do seu primeiro livro em formato digital, dividido em quatro volumes, com o título Um Olhar para as Memórias.
 
Este é um resgate dos textos e fotos da coluna Memórias da Cidade, escrita pela jornalista Gislaine Mathias e publicada no jornal Gazeta Regional. O primeiro volume será publicado no site no dia 15 de setembro.
 
Mais um projeto que está em andamento é Histórias do Esporte, que tem como objetivo destacar as várias modalidades praticadas na cidade, contando os momentos históricos em diferentes décadas, com fotos, textos e recortes de jornais.
 
A primeira modalidade a ser destacada é o vôlei, sendo que a previsão de lançamento é para o mês de outubro.
 
Também com previsão de início neste ano está o projeto Revivendo as Matérias de Jornais. A ideia é reunir recortes de jornais, fotos e textos, a partir do ano de 1995 até os dias atuais.
 
A previsão de lançamento é para o dia 20 de setembro. Ainda existem projetos que estão em fase de estudo e de verificação da viabilidade, que tem como objetivo o de resgate da história da cidade e dos seus moradores.
 
“Neste ano, optei por não realizar a publicação da revista comemorativa ao aniversário da cidade, em virtude da pandemia, mas resolvi preparar diversos projetos que pretendem ainda neste ano e no decorrer dos próximos anos, seguir no caminho de resgate e preservação da nossa história”, relata a proprietária do site, Gislaine Mathias.  
Compartilhe:
Comente: