Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias de Jaguariúna

Vijal faz história no transporte coletivo e proprietário destaca os desafios na época

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/05/2021 Divaldo resolveu investir e apostar no transporte coletivo e foi um visionário e empreendedorA Viação Jaguariúna Ltda (Vijal) foi a primeira empresa de ônibus de Jaguariúna, que fazia o transporte coletivo municipal. A inauguração aconteceu no ano de 1978.
 
“Eu morava em Itapira e sempre passei férias escolares na casa da minha tia em Jaguariúna. Quando moço resolvi colocar o ônibus circular em Jaguariúna”, conta o proprietário Divaldo Coradi.
 
Ele iniciou com três ônibus, que percorriam os bairros de Guedes, Vargeão, Dom Bosco, Roseira e Tanquinho.
 
“Todos os bairros não tinham asfalto. Foi um trabalho árduo, era poeira ou barro. O trabalho evoluiu e posteriormente começamos fazer transporte de alunos, e foi uma inovação para a cidade e contribuiu muito para o seu desenvolvimento”, relata Divaldo.
 
De acordo com ele foram muitas lutas e um trabalho exaustivo. Para montar a empresa foi até Curitiba para ver como era o sistema naquela cidade, que era referência nacional de transporte coletivo.
 
Ele instalou o mesmo sistema de integração de bairros, onde não havia ponto final. “Tinham pessoas que entravam no ônibus, só para ficar passeando, já que não tinham que descer em um ponto final”, ressalta.
 
Divaldo trabalhou com ônibus até 1997, quando a empresa mudou a atividade para o transporte de caçambas.
 
Vijal
Conteúdo Relacionado: Memórias
Compartilhe:
Comente: