Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Fazenda da Barra está em fase final de conclusão e Prefeitura de Jaguariúna abre licitação para restaurante

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/05/2021 Projeto da Fazenda da Barra manterá viva a história da cidade para as diferentes gerações (Foto Gislaine Mathias)O projeto de restauro e revitalização da Fazenda da Barra está na fase de conclusão e promete contribuir para manter viva a história de Jaguariúna. Em virtude da pandemia, a inauguração ainda não tem data agendada, mas o espaço em breve se tornará um dos principais pontos turísticos da cidade e do Circuito das Águas Paulista, pela sua relevância e importância para a história do Estado de São Paulo e do Brasil.  
 
O casarão da fazenda passou por obras de revitalização, parte hidráulica e elétrica, além disso, o piso e o teto foram refeitos e o espaço já ganhou móveis.
 
A fazenda contará com local voltado à alimentação, no galpão que fica em frente ao casarão, e que já está com licitação aberta visando a permissão de uso para exploração comercial do espaço público de restaurante/adega.
 
O encerramento do prazo para a entrega dos envelopes ocorre no dia 31 de maio às 9h. O edital completo pode ser consultado e adquirido no Departamento de Licitações e Contratos ou através do site www.licitacoes.jaguariuna.sp.gov.br
 
A Fazenda da Barra também contará com outras novidades para incrementar ainda mais o setor turístico, em Jaguariúna.
Secretária Maria das Graças frisa a importância da Fazenda da Barra para a valorização da nossa história (Foto Gislaine Mathias)
A secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos explica que além da licitação para permissão de uso para um restaurante, a intenção é que a fazenda também tenha uma padaria para que as pessoas possam tomar o seu café e comprar um pãozinho.
 
Outra novidade é que na Fazenda da Barra foi feita uma cozinha industrial  e de acordo com a secretária, o projeto seguiu as normas de segurança e com o propósito de ser um polo gastronômico da Escola das Artes. “Os alunos poderão ter aulas na casa sede”, complementa a secretária.
 
Ela ainda adiantou que haverá outra área direcionada para o movimento do ciclismo turístico e uma arena de eventos, que já tem a verba do Ministério do Turismo e está em fase de entrega do projeto para a Caixa Econômica Federal.
 
Maria das Graças explica que será uma arena multiuso, que poderá ser utilizada em diferentes eventos, entre eles, aqueles envolvendo cavalos de raça, mas lembrou que como acontece com o Teatro Municipal, o uso da Fazenda da Barra será regulamentado por um decreto.
 
A capela também contará com uma novidade no seu funcionamento, pois de acordo com a secretária, haverá um decreto para que ela possa ser usada para casamentos. 
 
História e valorização
 
Por se tratar de um patrimônio histórico, a secretária comenta que o projeto de restauro e revitalização contou com várias etapas. “Foram anos dedicados a esse projeto e a maioria dos recursos são do Ministério do Turismo. A Fazenda da Barra vem com o propósito de mudar o eixo turístico e cultural da cidade e da região”, complementa.
 
Para a secretária, esse projeto da Fazenda da Barra vai mudar o paradigma da consciência das pessoas com relação a importância histórica, pois a partir do momento que elas conhecem a história edificada e não somente através dos livros ou contada de geração em geração, o despertar é maior. 
 
“Eu acho fundamental que a sociedade perceba a importância desse espaço ser valorizado e preservado, e lembrando que restauro e revitalização de patrimônio histórico são constantes e não podem parar nunca, então, acredito que vamos dar um passo diante do amadurecimento da sociedade em termos da sua cultura. O fato de termos uma fazenda histórica como essa aberta para visitação e trabalhando os seus roteiros turísticos, com certeza, vamos ter esse despertar e essa consciência da importância do turismo e da cultura”, enfatiza a secretária Maria das Graças.
 
Compartilhe:
Comente: